{"id":342,"date":"2020-08-15T15:56:16","date_gmt":"2020-08-15T15:56:16","guid":{"rendered":"https:\/\/arnaldodavid.com.br\/?p=342"},"modified":"2020-09-19T13:49:09","modified_gmt":"2020-09-19T13:49:09","slug":"por-que-voce-nao-deve-ser-apenas-um-coach-ou-palestrante-ou-treinador","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/arnaldodavid.com.br\/por-que-voce-nao-deve-ser-apenas-um-coach-ou-palestrante-ou-treinador\/","title":{"rendered":"Por que Voc\u00ea N\u00e3o Deve ser Apenas um Coach (ou Palestrante, ou Treinador)"},"content":{"rendered":"\n
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Seja para construir um neg\u00f3cio e ganhar dinheiro, causar impacto e transformar a vida das pessoas, construir autoridade, obter liberdade ou deixar um legado, esse \u00e9 o momento da Hist\u00f3ria onde mais pessoas est\u00e3o buscando viver a partir do seu conhecimento.<\/p>\n\n\n\n

(Se voc\u00ea quiser se aprofundar, leia o artigo 5 Bons Motivos para Transformar Conhecimento em um Neg\u00f3cio<\/a>)<\/p>\n\n\n\n

Normalmente, elas come\u00e7am trilhando o caminho mais comum, escolhendo uma profiss\u00e3o que permita transformar conhecimento em produtos e servi\u00e7os, como palestrante, coach ou treinador.<\/p>\n\n\n\n

No pr\u00f3ximo passo, come\u00e7am a se preparar, muitas vezes, realizando treinamentos ou forma\u00e7\u00f5es profissionais, que ir\u00e3o permiti-las exercer essa nova carreira.<\/p>\n\n\n\n

Ao t\u00e9rmino do treinamento, algo m\u00e1gico acontece: recebem um certificado atestando a sua capacidade nessa nova profiss\u00e3o, e podem finalmente dizer:<\/p>\n\n\n\n

\u2014 <\/a>Agora eu SOU um \u201ccoach\u201d (ou \u201cpalestrante\u201d, ou \u201ctreinador\u201d)\u2026<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 como se tivessem se tornado uma nova pessoa.<\/p>\n\n\n\n

Passam a se relacionar com grupos de colegas da mesma profiss\u00e3o, participar de eventos, fazer cursos, ler livros, consumir todo conte\u00fado que permita que tenham sucesso.<\/p>\n\n\n\n

Mas, quando menos esperam, sem perceber, ca\u00edram em uma armadilha\u2026<\/p>\n\n\n\n

Elas passam a viver a nova profiss\u00e3o de uma forma t\u00e3o intensa, que come\u00e7am a acreditar que esse \u00e9 o \u00fanico caminho existente para levar conhecimento e transforma\u00e7\u00e3o para as pessoas e serem remuneradas por isso.<\/p>\n\n\n\n

Nesta hora, 2 problemas, muitas vezes, invis\u00edveis come\u00e7am a acontecer:<\/p>\n\n\n\n

Problema 1 <\/strong>\u2014  Elas acabam fechando os olhos para outras oportunidades que podem ajud\u00e1-las a impactar <\/strong>mais<\/strong> pessoas e <\/strong>serem <\/strong>melhor remunera<\/strong>das.<\/strong><\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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As pessoas quando est\u00e3o interessadas em aprender sobre um assunto, buscam formas distintas para se desenvolver. Isso pode variar de acordo com o seu est\u00e1gio de desenvolvimento.<\/p>\n\n\n\n

Existem pessoas que inicialmente buscam conhecimento atrav\u00e9s dos livros ou ebooks. Outras preferem cursos online. Outras, ainda, preferem participar de eventos presenciais. Existem tamb\u00e9m pessoas que ir\u00e3o preferir uma orienta\u00e7\u00e3o personalizada, ir\u00e3o contratar um processo de coaching ou uma mentoria em grupo, ou individual.<\/p>\n\n\n\n

Essa prefer\u00eancia pela forma, pode variar de acordo com a fase da jornada que a pessoa est\u00e1 passando ou com um formato que prefira aprender.<\/p>\n\n\n\n

Por exemplo, algu\u00e9m que esteja interessado em aprender sobre como organizar as suas finan\u00e7as pessoais pode, em um primeiro momento, buscar um conte\u00fado introdut\u00f3rio em um livro que custou R$ 50,00, algo que permita entender os fundamentos da organiza\u00e7\u00e3o financeira pessoal, sem ter que fazer um grande investimento.<\/p>\n\n\n\n

Ao ler o livro, resolve fazer um curso online, que custou R$ 997,00, onde consegue aprender na pr\u00e1tica como implantar os conceitos apresentados no livro.<\/p>\n\n\n\n

Depois de terminar o curso, percebe que gostaria de ter uma ajuda individualizada, de um profissional que possa revisar as suas planilhas, a forma de gerenciar o dinheiro que ele implantou com base no livro e no curso e indicar as melhores formas de investi-lo agora que come\u00e7ou a sobrar, de acordo com o seu perfil e objetivos. Para isso, ele decide contratar um processo de coach financeiro, no valor de R$ 2.997,00.<\/p>\n\n\n\n

Nesse exemplo, se voc\u00ea \u00e9 apenas um autor, e n\u00e3o possui outros produtos e servi\u00e7os que deem continuidade ao seu livro, estar\u00e1 deixando de vender os produtos de maior valor na jornada de desenvolvimento de seu p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea \u00e9 um treinador, e n\u00e3o possui um livro, estar\u00e1 deixando para autores terem o primeiro contato com uma parte importante de seu p\u00fablico. Caso estes autores tenham um treinamento como continuidade do livro, as chances s\u00e3o de que eles ir\u00e3o buscar o treinamento daquele autor, que j\u00e1 conhecem, em primeiro lugar.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea for um coach ou mentor, e n\u00e3o tiver produtos que permitam as pessoas conhecerem voc\u00ea e experimentarem o seu m\u00e9todo antes de contratarem o seu servi\u00e7o, como livros e cursos, talvez tenha dificuldade para realizar suas vendas.<\/p>\n\n\n\n

Esse exemplo fict\u00edcio \u00e9 a realidade de milh\u00f5es de pessoas que, diariamente, buscam formas distintas de conhecimento para se desenvolverem.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea ver o seu neg\u00f3cio de uma forma isolada, concentrando-se apenas em um meio de entregar o seu conhecimento, estar\u00e1 deixando de atender a maior parte do p\u00fablico que tem interesse no conte\u00fado que voc\u00ea est\u00e1 oferecendo, mas pode estar querendo aprender de outra maneira naquele momento.<\/p>\n\n\n\n

Deixando n\u00e3o apenas de impactar a vida de pessoas, mas tamb\u00e9m de ser bem remunerado por isso.<\/p>\n\n\n\n

Problema 2 <\/strong>\u2014 <\/strong>Elas acabam se arriscando <\/strong>e <\/strong>se expondo a fatores externos que podem impactar diretamente na sobreviv\u00eancia de seu neg\u00f3cio.<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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Ao ter apenas uma forma de entregar o seu conhecimento, voc\u00ea est\u00e1 mais suscet\u00edvel ao impacto de fatores externos em seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Um exemplo disso \u00e9 o mercado de coaching.<\/p>\n\n\n\n

O mercado cresceu de forma acelerada por alguns anos.<\/p>\n\n\n\n

Por n\u00e3o ser um mercado regulamentado muitas pessoas acabaram sendo formadas sem nenhum controle sobre a qualifica\u00e7\u00e3o dos cursos de forma\u00e7\u00e3o e de seus alunos.<\/p>\n\n\n\n

Isso fez com que, em um curto espa\u00e7o de tempo, milhares de pessoas com as mais diversas bagagens, passassem a atuar como coaches, seja como uma nova carreira, seja como uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra trabalhando no tempo livre.<\/p>\n\n\n\n

Com isso, tornou-se cada vez mais comum, pessoas mal preparadas, come\u00e7arem a fazer mal uso do coaching, fazendo promessas milagrosas ou fantasiosas, oferecendo o coaching como rem\u00e9dio para tudo.<\/p>\n\n\n\n

Isso deu in\u00edcio a um processo de banaliza\u00e7\u00e3o, que come\u00e7ou a receber uma forte cobertura da m\u00eddia, com mat\u00e9rias em revistas, tema de novela e um debate no congresso sobre sua regulamenta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Como consequ\u00eancia, essa exposi\u00e7\u00e3o negativa gerou uma grande diminui\u00e7\u00e3o pela procura desse servi\u00e7o, impactando n\u00e3o apenas as pessoas mal preparadas, mas tamb\u00e9m bons profissionais que, de uma hora para outra, viram a demanda pelo seu servi\u00e7o diminuir.<\/p>\n\n\n\n

Outro exemplo \u00e9 o mercado de palestras.<\/p>\n\n\n\n

Conhe\u00e7o v\u00e1rios palestrantes que, antes da pandemia, viviam da realiza\u00e7\u00e3o de palestras para eventos corporativos.<\/p>\n\n\n\n

Com a chegada da pandemia, n\u00e3o apenas os eventos passaram a ser proibidos, mas o forte impacto econ\u00f4mico fez com que as empresas cortassem, ou diminu\u00edssem significativamente, a contrata\u00e7\u00e3o desse servi\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

Milhares de palestrantes tiveram que, de uma hora para outra, descobrir novas formas de entregar valor e serem remunerados por isso.<\/p>\n\n\n\n

O Especialista 360<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

O primeiro passo \u00e9 entender que antes de qualquer profiss\u00e3o que voc\u00ea escolha, voc\u00ea \u00e9 um especialista. Nos Estados Unidos, o termo especialista tamb\u00e9m \u00e9 conhecido como expert ou thought leader.<\/p>\n\n\n\n

Algu\u00e9m com experi\u00eancia em seu mercado, ou \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o, e que compartilha o seu conhecimento com o objetivo de inspirar, educar e contribuir para o desenvolvimento das pessoas.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o importa se voc\u00ea est\u00e1 come\u00e7ando, se j\u00e1 tem uma profiss\u00e3o relacionada ao conhecimento, ou se tem uma empresa estruturada com funcion\u00e1rios vendendo produtos e servi\u00e7os do conhecimento.<\/p>\n\n\n\n

As formas como escolhe compartilhar o que sabe s\u00e3o apenas ve\u00edculos para levar a sua mensagem para as pessoas.<\/p>\n\n\n\n

E como ve\u00edculos, eles podem ser alterados ou acrescidos de novos, para levar a sua mensagem para um p\u00fablico maior e de uma maneira mais completa.<\/p>\n\n\n\n

Os especialistas que mais crescem em quantidade de pessoas impactadas e remunera\u00e7\u00e3o s\u00e3o aqueles que conseguem se transformar no que eu chamo de Especialista 360.<\/p>\n\n\n\n

O Especialista 360 \u00e9 o especialista capaz de levar o seu conhecimento para as pessoas por meio das 6 diferentes formas:<\/p>\n\n\n\n

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1)<\/strong> <\/strong>Autor<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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O autor usa a sua voz na forma de texto, ou \u00e1udio, para transmitir o seu conhecimento, de forma a educar, inspirar e prender a aten\u00e7\u00e3o de sua audi\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

Como um autor, voc\u00ea pode levar a sua mensagem para um grande n\u00famero de pessoas atrav\u00e9s de livros impressos, ebooks e audiolivros.<\/p>\n\n\n\n

Estes produtos normalmente funcionam como produtos de entrada, com pre\u00e7os mais baixos, muitas vezes, s\u00e3o o primeiro contato que as pessoas ter\u00e3o com voc\u00ea e com o conte\u00fado que elas querem aprender.<\/p>\n\n\n\n

2)<\/strong> <\/strong>Palestrante<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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O palestrante transmite o seu conhecimento atrav\u00e9s de apresenta\u00e7\u00f5es online ou presenciais, que podem ser realizadas em eventos pr\u00f3prios ou de terceiros.<\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea pode ser remunerado por meio da cobran\u00e7a de um valor para realizar a palestra (tamb\u00e9m chamado de \u201cfee\u201d) ou realiz\u00e1-las gratuitamente com a possibilidade de vender seus produtos e servi\u00e7os no decorrer da apresenta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Dominar t\u00e9cnicas de orat\u00f3ria e saber falar em p\u00fablico s\u00e3o fundamentais para o sucesso desta forma de entrega de conhecimento.<\/p>\n\n\n\n

3)<\/strong> <\/strong>Treinador<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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O treinador transmite o seu conhecimento atrav\u00e9s de treinamentos ou semin\u00e1rios, presenciais ou online, cujo objetivo \u00e9 transferir habilidades t\u00e9cnicas ou comportamentais para os alunos, que assim se desenvolvem pessoal ou profissionalmente.<\/p>\n\n\n\n

Os treinamentos possuem dura\u00e7\u00e3o medida em horas e podem ser ministrados de forma integral (dias inteiros) ou peri\u00f3dica (manh\u00e3, tarde ou noite), em um ou mais dias.<\/p>\n\n\n\n

Como treinador, voc\u00ea pode ser remunerado pela venda de inscri\u00e7\u00e3o em seus eventos, assim como pela venda de outros produtos como livros, outros treinamentos, processos de coaching, mentorias e programas de mastermind dentro dos eventos.<\/p>\n\n\n\n

4)<\/strong> <\/strong>Coach<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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Coaches (treinadores, em ingl\u00eas) s\u00e3o profissionais que ajudam seus clientes a alcan\u00e7ar suas metas e a remover obst\u00e1culos do caminho. Eles ajudam os clientes, tamb\u00e9m chamados de coachees, a ir do ponto em que est\u00e3o na vida para o ponto em que desejam estar, superando cren\u00e7as limitadoras e obst\u00e1culos.<\/p>\n\n\n\n

Os coaches trabalham com a inten\u00e7\u00e3o de ajudar os coachees a identificar suas metas mais profundas e a reconhecer o que os impede de alcan\u00e7\u00e1-las, auxiliando-os a criar um plano de a\u00e7\u00e3o para alcan\u00e7ar tais objetivos.<\/p>\n\n\n\n

Esse processo, que ocorre ao longo de alguns encontros (tamb\u00e9m chamados de sess\u00f5es), \u00e9 chamado de coaching, e pode ser realizado de forma presencial ou online, em grupo ou individual.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante ressaltar que o coach n\u00e3o precisa ter experi\u00eancia relacionada \u00e0 meta do coachee (ao contr\u00e1rio do mentor).<\/p>\n\n\n\n

O processo de coaching pressup\u00f5e que o coachee j\u00e1 possua as respostas para seus questionamentos. O papel do coach \u00e9 conseguir, atrav\u00e9s de perguntas, acessar essas respostas e, com isso, ajudar o cliente a autoconhecer-se e direcionar suas a\u00e7\u00f5es para o alcance de seus objetivos.<\/p>\n\n\n\n

5)<\/strong> <\/strong>Mentor<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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O mentor \u00e9 uma pessoa experiente e bem-sucedida em uma \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o, que usa o seu conhecimento para ajudar uma pessoa menos experiente (mentorado) a alcan\u00e7ar os seus objetivos.<\/p>\n\n\n\n

Esse processo de orienta\u00e7\u00e3o \u00e9 chamado de mentoria e pode ser realizado em grupo ou de forma individual, presencialmente ou online.<\/p>\n\n\n\n

Diferentemente do coaching, processo em que o coach n\u00e3o precisa ter experi\u00eancia na \u00e1rea em que o cliente (coachee) quer ter sucesso, na mentoria \u00e9 fundamental que o mentor tenha experi\u00eancia. Com isso, ele pode indicar ao mentorado os obst\u00e1culos que devem ser evitados e ajud\u00e1-lo a superar desafios muito mais rapidamente do que se estivesse sozinho.<\/p>\n\n\n\n

6)<\/strong> <\/strong>Facilitador<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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Um facilitador \u00e9 uma pessoa treinada para conduzir um grupo de pessoas que querem se desenvolver em um determinado assunto ou segmento de mercado.<\/p>\n\n\n\n

Como facilitador, o seu papel \u00e9 ajudar na cria\u00e7\u00e3o de metas, compartilhamento de ideias, accountability, suporte m\u00fatuo e desenvolvimento dos participantes do grupo, atrav\u00e9s de encontros presenciais ou online e de comunidades online no Whatsapp ou Facebook, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

A remunera\u00e7\u00e3o do facilitador vem da cobran\u00e7a pela participa\u00e7\u00e3o das pessoas no grupo por um tempo determinado, normalmente de um ano.<\/p>\n\n\n\n

Um bom exemplo de Especialista 360<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Ao longo de sua trajet\u00f3ria, Andr\u00e9 Menezes, criou algumas empresas de sucesso e decidiu ajudar outros empres\u00e1rios a conseguirem o mesmo resultado.<\/p>\n\n\n\n

Para isso, Andr\u00e9 decidiu levar o seu conhecimento para os empres\u00e1rios, utilizando as 6 formas:<\/p>\n\n\n\n