Arnaldo David https://arnaldodavid.com.br/ Transforme Conhecimento em um Negócio Lucrativo Thu, 22 Jun 2023 17:09:15 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 https://arnaldodavid.com.br/wp-content/uploads/2020/07/cropped-favicon-32x32.png Arnaldo David https://arnaldodavid.com.br/ 32 32 Como Aumentar em 61% o Lucro de sua Empresa de Treinamento, Mentoria ou Consultoria https://arnaldodavid.com.br/como-aumentar-em-61-o-lucro-de-sua-empresa-de-treinamento-mentoria-ou-consultoria/ https://arnaldodavid.com.br/como-aumentar-em-61-o-lucro-de-sua-empresa-de-treinamento-mentoria-ou-consultoria/#comments Wed, 26 Apr 2023 17:19:27 +0000 https://arnaldodavid.com.br/?p=1986 O que fazer quando o crescimento do seu negócio desacelera ou você não consegue passar de um determinado patamar de faturamento ou de lucratividade? Essa é pergunta que muitos donos ...

O post Como Aumentar em 61% o Lucro de sua Empresa de Treinamento, Mentoria ou Consultoria apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>

O que fazer quando o crescimento do seu negócio desacelera ou você não consegue passar de um determinado patamar de faturamento ou de lucratividade?

Essa é pergunta que muitos donos e donas de empresas de treinamento, mentoria e consultoria buscam responder diariamente para obter o crescimento de seus negócios.

O que pouca gente sabe, é que existe um caminho simples para aumentar o faturamento e o lucro da sua empresa, e ele passa pela seguinte “fórmula”:

Esse conceito, criado pelo coach empresarial australiano Brad Sugars, mostra 5 formas de aumentar o lucro de qualquer negócio:

  • Número de leads
  • Taxa de conversão
  • Número de transações
  • Ticket médio
  • Margem de lucro

Aumentando um ou vários desses fatores, você estará automaticamente aumentando o lucro do seu negócio.

Neste artigo, vamos falar sobre como aumentar cada uma dessas 5 formas em empresas de treinamento, mentoria ou consultoria.

Número de leads

A geração de leads é a primeira etapa para atrair novos clientes para sua empresa. Trata-se de aumentar o número de potenciais clientes interessados em seus produtos ou serviços.

Existem basicamente 2 estratégias para aumentar a quantidade de leads em seu negócio:

  • Inbound – essa estratégia consiste em “atrair” potenciais clientes através da criação de conteúdos de valor, como posts nas mídias sociais, blogs, ebooks, webinars, palestras presenciais, entre outros. O potencial cliente vai sendo “nutrido” de conteúdos, até que ele esteja pronto para comprar. As pessoas podem ser atraídas para os conteúdos de forma paga (através de anúncios no Google ou em redes sociais como Instagram, Facebook, Linkedin, etc) ou de forma orgânica.
  • Outbound – neste caso, a empresa vai atrás dos seus potenciais clientes de forma ativa. Muitas vezes os prospects inicialmente não conhecem a empresa ou seus serviços. Um exemplo dessa estratégia, é a prospecção de potenciais clientes no Linkedin – uma estratégia que pode funcionar muito bem para empresas B2B.

Ter um planejamento de marketing com as estratégias que serão utilizadas, suas metas e investimento é fundamental para o crescimento na geração de leads.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de leads que se transformam em clientes pagantes. Aumentar essa taxa significa converter um número maior de leads em clientes.

Esse indicador está totalmente relacionado à forma como está estruturado o seu processo comercial.

Digamos que o seu processo de vendas tenha as seguintes etapas:

  • Contato com o Lead
  • Agendamento de Reunião
  • Reunião Realizada
  • Envio de Proposta
  • Negociação
  • Venda Realizada

Cada uma dessas etapas possui a sua “taxa de conversão”. Melhorar a conversão de uma ou várias dessas etapas, irá automaticamente aumentar o número de clientes de sua empresa.

Alguns fatores que podem influenciar na Taxa de Conversão de seu processo de vendas:

  • Ter um funil de vendas com indicadores claros de cada etapa
  • Ter uma ou mais pessoas fazendo o papel de pré-venda (SDR), qualificando os leads e agendando reuniões para a equipe de Closers (responsável pelo fechamento das vendas)
  • Treinar a equipe comercial nos serviços da empresa e em técnicas de venda.
  • Ter um cliente certo para um produto certo (e não tentar oferecer algo que o potencial cliente não quer ou não pode pagar)
  • Ter uma abordagem comercial adequada para o perfil de cliente e tipo de produto (não tentando tirar pedido se a venda for consultiva)
  • Ter uma política de remuneração variável com comissões ou premiações maiores no alcance de metas.

Um bom planejamento comercial é fundamental para o aumento da taxa de conversão de sua empresa.

Número de Transações

Número de transações é o número médio de compras que um cliente faz da sua empresa ao longo de 1 ano.

Para calcular esse número, é muito fácil. Basta você dividir a quantidade de vendas que você fez em um determinado período, pelo número de clientes.

Ex: faz de conta que você tem 2 produtos: um curso online de finanças pessoais e uma mentoria financeira que você oferece para os seus alunos do curso. E no período de 1 ano, você vendeu 100 cursos online (100 clientes) e 20 desses mesmos clientes compraram também a sua mentoria. 

Nesse caso, o seu Número Médio de Transações é o seguinte:

Número Médio de Transações = (100 vendas de cursos + 20 vendas de mentoria) / 100 clientes = 1.2

Para aumentar o Nº médio de transações em uma empresa de treinamentos, mentorias, consultorias ou serviços, existem 2 caminhos que você pode seguir:

  • Criar um Funil de Conhecimento – uma sequência de produtos e serviços com níveis de profundidade e personalização progressivos, que naturalmente levam pessoas de mesmo interesses aos próximos níveis de desenvolvimento. Por exemplo, faz de conta que você é um especialista em escrita de livros de não ficção, o seu Funil do Conhecimento poderia ser:
  • Livro – falando sobre a importância de escrever um livro para ganhar autoridade em seu mercado de atuação e se destacar de seus concorrentes – 50 reais
  • Curso Online – ensinando como escrever um livro – 500 reais
  • Mentoria – com orientação e acompanhamento personalizado, em grupo ou individual, acompanhando o autor do zero ao livro escrito – 3 a 5 mil reais
  • Serviço de Ghostwriting – onde você escreve o livro para o autor – 10 a 20 mil reais

Com um funil como esse, você estimula as pessoas a fazerem múltiplas compras, à medida que eles se aprofundam no conteúdo e nos serviços de sua empresa.

(para saber mais sobre a criação de um Funil do Conhecimento para a sua empresa, leia meu livro Funil do Conhecimento – Como Transformar Conhecimento em um Negócio Lucrativo – disponível na Amazon)

  • Ter serviços que sejam renováveis – ex: mentorias semestrais ou anuais de orientação e acompanhamento, grupos de mastermind, serviços com entregas mensais (muito comuns em agências de marketing, BPOs, etc). Dessa forma, uma parte dos seus clientes irá renovar a contratação do seu serviço (desde que você continue entregando valor).

Planejar adequadamente a jornada do cliente em sua empresa e os produtos e serviços que você irá oferecer para atender às suas necessidades de forma progressiva, é um fator chave para aumentar o número de transações de seus clientes.

Ticket médio

O ticket médio é o valor médio que cada cliente gasta em uma única transação. Aumentar o ticket médio significa que seus clientes estão gastando mais em cada compra.

Para aumentar o ticket médio do seu negócio, existem alguns caminhos que você pode seguir:

  • Avaliar qual o perfil de clientes que sua empresa já trabalha ou pode trabalhar, que tem capacidade de pagar por valores maiores, e quais as suas dores / necessidades que sua empresa pode ajudar a resolver
  • Ter produtos ou serviços de maior valor percebido, como por exemplo mentorias, consultorias ou serviços agregados. Por exemplo, se você vende cursos online ou treinamentos presenciais, você pode criar uma mentoria ou consultoria onde irá ajudar de forma personalizada o aluno a implantar o conteúdo do curso. Dessa forma você estará agregando ainda mais valor para o seu público, e poderá cobrar um valor maior por esse serviço.
  • Se você vende eventos ou treinamentos presenciais, você pode ter categorias de inscrições diferentes com benefícios diferentes.

Ter clareza do perfil dos clientes que você atende e ter um bom planejamento de sua esteira de produtos e serviços é fundamental para o aumento do ticket médio de sua empresa.

Margem de lucro

A margem de lucro representa a porcentagem de lucro obtida em cada venda. Aumentar a margem de lucro significa obter um retorno maior sobre cada venda realizada.

Em minhas consultorias, eu percebo que aqui é um dos pontos mais críticos e muitas vezes mais descuidados, pois muitas vezes o dono da empresa não tem clareza dos custos envolvidos na entrega de seu serviço:

  • Horas de pessoas envolvidas na entrega
  • Custo de materiais
  • Custo de bônus físicos ou virtuais
  • Custos de plataformas
  • Taxas de cancelamento e reembolso

Esses são apenas alguns dos itens que frequentemente não são bem contabilizados e acabam “enganando” o resultado. As pessoas acham que tem uma boa margem de lucro, mas na realidade tem uma margem de lucro baixa, ou até prejuízo.

Para aumentar a margem de lucro, existem alguns caminhos que você pode seguir:

  • Ter clareza de todos os custos diretos e indiretos envolvidos na entrega de seu produto ou serviço
  • Reduzir custos – por exemplo tirando entregáveis que tem custo para você, mas não tem valor percebido pelo cliente ou melhorando a eficiência da entrega.
  • Aumentar o preço do serviço – agregando entregáveis com maior valor percebido pelos clientes, ou focando a venda para um público de maior capacidade de compra.

Como aplicar essas 5 formas na prática

Digamos que a sua empresa possui os seguintes números:

Número de Leads             1000

*                                       

Taxa de Conversão              25%

=

Número de Clientes    250

*

Número de Transações 2

*

Ticket Médio da Venda         R$ 1000

=

Receita                           R$ 500.000

*

Margem de Lucro                   25%

=

LUCRO                         R$ 125.000

O que isso significa?

Você está à frente de um negócio que converte 1 a cada 4 prospects em clientes; os clientes fazem uma média de 2 compras por ano no valor de R$ 1000 por compra. Sua empresa tem uma receita de R$ 500.000 e com uma margem de lucro de 25%, você tem um lucro de R$125.000

Aumentando em 10% os indicadores

Agora imagine que você decide aumentar em 10% cada um dos indicadores, mantendo os seus custos atuais. Nada muito ousado.

Vamos ver como ficaria o seu resultado: 

Número de Leads             1100

*                                       

Taxa de Conversão              27,5%

=

Número de Clientes    302

*

Número de Transações (média) 2.2

*

Ticket Médio da Venda         R$ 1100

=

Receita                           R$ 730.840

*

Margem de Lucro                   27.5%

=

LUCRO                         R$ 200.981

O seu lucro aumentaria em R$ 75.981 (R$ 200.981 – R$ 125.000), que corresponde a um aumento de 61% (R$ 75.981 / R$ 125.000).

Isso tudo aumentando em apenas 10% cada um desses 5 fatores de crescimento em seu negócio.


O post Como Aumentar em 61% o Lucro de sua Empresa de Treinamento, Mentoria ou Consultoria apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>
https://arnaldodavid.com.br/como-aumentar-em-61-o-lucro-de-sua-empresa-de-treinamento-mentoria-ou-consultoria/feed/ 846
Funil do Conhecimento https://arnaldodavid.com.br/funil-do-conhecimento/ https://arnaldodavid.com.br/funil-do-conhecimento/#comments Fri, 25 Sep 2020 13:36:45 +0000 https://arnaldodavid.com.br/?p=395 Em um artigo anterior, eu mostrei que existem 6 formas principais de levar conhecimento para as pessoas e ser bem remunerado por isso. Seja como autor, palestrante, treinador, coach, mentor ...

O post Funil do Conhecimento apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>
Em um artigo anterior, eu mostrei que existem 6 formas principais de levar conhecimento para as pessoas e ser bem remunerado por isso.

Seja como autor, palestrante, treinador, coach, mentor ou facilitador, você pode transmitir o seu conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de pessoas e empresas, literalmente, transformando o que você sabe em um negócio.

(Se você quiser aprender mais sobre as oportunidades por trás de cada uma dessas formas de transmissão do conhecimento, leia o meu artigo Por que Você Não Deve ser Apenas um Coach (ou Palestrante, ou Treinador))

A cada ano, milhares de pessoas começam a empreender nessa área, escrevendo livros, criando cursos online, treinamentos e mentorias, entre outros produtos e serviços do conhecimento.

O que a maioria não sabe é que, mesmo que você tenha experiência, em algum momento da jornada você poderá enfrentar 3 diferentes desafios. Se estes desafios não forem contornados, podem acabar gerando frustração e, até mesmo, o término do sonho de impactar a vida de pessoas e ser bem remunerado por isso.

Os 3 Maiores Desafios de Quem Quer Transformar Conhecimento em um Negócio Lucrativo

1) Dificuldade de Atrair Potenciais Clientes

Este é o primeiro desafio que as pessoas que estão começando a construir um negócio baseado em conhecimento enfrentam.

Você cria o produto, faz ações de divulgação, mas por alguma razão as pessoas simplesmente não se interessam, ou você acaba tendo poucos compradores, o que é insuficiente para conseguir sustentar o seu negócio.

2) Baixo Faturamento

Você consegue atrair pessoas e realizar vendas, mas a receita é pequena para sustentar você e o seu negócio.

Isso, normalmente, acontece quando você não possui produtos ou serviços de maior valor (> R$ 5 mil), o que diminui consideravelmente a sua possibilidade de trazer um faturamento mais alto para a sua empresa.

3) Dificuldade de Vender Produtos de Maior Valor

O terceiro desafio ocorre quando você possui produtos de maior valor, mas tem dificuldade para vendê-los. As pessoas se interessam por seus produtos, mas não conhecem ou não confiam o suficiente em você, na sua empresa ou nos resultados que você pode gerar.

Esses problemas são muito comuns e impactam, diretamente, no crescimento de seu negócio e na quantidade de pessoas que você consegue ajudar.

Apesar disso, existe uma estratégia capaz de resolver todos esses problemas, e que pode ser implantada tanto por quem está começando a transformar conhecimento em renda, quanto por empresas já estruturadas e que querem crescer de forma acelerada e sustentável.

Essa estratégia é a criação de um Funil do Conhecimento.

O Funil do Conhecimento

Funil do Conhecimento é uma sequência de produtos e serviços de capacitação e desenvolvimento pessoal ou profissional, com níveis de profundidade e personalização progressivos, que, naturalmente, levam pessoas de mesmo perfil e interesses aos próximos níveis de desenvolvimento.

Vamos detalhar essa definição.

Produtos e Serviços de Capacitação e Desenvolvimento Pessoal ou Profissional

Assim definimos as diferentes formas de transmitir conhecimento e desenvolver pessoas.

Por exemplo: palestras, webinários, livros, treinamentos online, seminários, treinamentos presenciais, processos de coaching, mentorias e grupos de mastermind.

Níveis de Profundidade e Personalização Progressivos

Na criação de um Funil do Conhecimento, organizamos nossos produtos e serviços em uma ordem crescente de preço e valor percebido.

Na parte superior, colocamos os produtos introdutórios gratuitos e, na parte inferior, os produtos e serviços de maior preço e valor percebido mais elevado.

Deste modo, à medida que as pessoas entram na parte superior do funil, gradativamente, descem para os níveis inferiores, à medida que aumenta sua necessidade de aprofundar o conhecimento e de ter serviços personalizados.

Caminho Natural

Um Funil do Conhecimento bem construído remove o atrito entre os clientes e a venda. Ir para o próximo nível é uma etapa natural na evolução de seus clientes dentro da sua área de atuação.

Quem compra um produto, naturalmente, tem interesse por um produto do próximo nível.

As 3 Fases De Um Funil Do Conhecimento

O sucesso de uma empresa que atua com capacitação e desenvolvimento de pessoas depende da estruturação de um Funil do Conhecimento com 3 fases: Aquisição, Ativação e Monetização.

Ter seus produtos e serviços nas 3 fases irá permitir:

  • Buscar o seu público-alvo — atraindo pessoas e empresas que possuam interesse em assuntos relacionados a seus produtos e serviços.
  • Identificar essas pessoas e empresas — obtendo seus dados de contato para que a empresa possa se relacionar com elas.
  • Transformar essas pessoas e empresas em clientes — identificando entre elas quem tem interesse AGORA em suas soluções.
  • Vender novamente para os clientes — oferecendo produtos de maior valor percebido, preço e margem de lucro, aumentando o seu lucro.

Aquisição

Esta etapa é composta de produtos, ou serviços gratuitos, que têm o objetivo de servir como um test drive da sua capacitação e competência para ajudar a resolver as necessidades de seus potenciais clientes.

A ideia aqui é oferecer valor para seus potenciais clientes, de modo que eles possam conhecê-lo e à sua empresa, posicionando-o como uma autoridade capaz de fornecer o desenvolvimento que estão buscando, sem que, para isso, tenham que pagar — ou pagando muito pouco para descobrir.

Essa etapa é fundamental, pois ela rompe a principal objeção de potenciais clientes: o preço. Trata-se de objeção, principalmente, daqueles que ainda não o conhecem e nunca compraram nada de sua empresa.

Basicamente, é composta por produtos e serviços cujo conteúdo ensina O QUE compreende o tema de sua especialidade, QUAIS os problemas, necessidades e desejos relacionados a ele e POR QUE ele é importante.

Durante a entrega desses produtos, você faz a VENDA dos produtos da próxima fase, a de ATIVAÇÃO (e, em alguns casos, da fase de MONETIZAÇÃO).

Características da Etapa de Aquisição: 

  • Você Atrai Potenciais Clientes.
  • Obtém Dados de Contato.
  • Oferece um Conteúdo de Valor para que potenciais clientes possam fazer um test drive.
  • Quebra a principal objeção das pessoas — você provavelmente já ouviu a expressão “de graça, até injeção na testa”.
  • Entrega Conteúdo de Valor Gratuitamente com Venda no Final.

Produtos e Serviços de Aquisição

  • Palestras
  • Palestras em Eventos de Terceiros
  • Webinários

Ativação

A etapa da Ativação é o “meio” do Funil do Conhecimento. Ela é composta por produtos e serviços introdutórios, normalmente com preços baixos, cujo objetivo é transformar interessados em clientes efetivos de seu negócio.

Ela permite identificar pessoas que realmente têm problemas, necessidades e objetivos relacionados à sua área de atuação.

O conteúdo dos produtos nesta fase deve abordar COMO as coisas relacionadas ao seu mercado são feitas.

Durante a entrega desses produtos você faz a VENDA dos produtos e serviços da próxima fase, a de MONETIZAÇÃO.

Características da Etapa de Ativação:

  • Você consegue detectar os potenciais clientes de produtos de maior valor.
  • Produtos com preços acessíveis, que podem também dar algum lucro.

Produtos e Serviços de Ativação

  • Livros
  • Treinamentos Online
  • Seminários
  • Assinatura de Conteúdo

Monetização

A etapa da MONETIZAÇÃO é o “fundo” do Funil do Conhecimento.

Ela é composta de produtos e serviços com conteúdo profundo e/ou personalizado, em que o valor percebido é maior e o preço cobrado, também.

É nesta etapa que você concentra os produtos cuja venda rende a maior margem de lucro. É aqui onde, de fato, a sua empresa vai ganhar dinheiro. Além disso, aqui você consegue identificar pessoas que querem se aprofundar, se especializar em seu mercado e que também desejam manter um contato mais próximo com você.

Nesta fase, você não apenas ensina COMO fazer coisas relacionadas a seu mercado de forma detalhada, mas, dependendo do produto, a fazer isso de forma personalizada, de acordo com as características de cada cliente.

Durante a entrega desses produtos você pode fazer a VENDA de mais outros, da mesma fase de MONETIZAÇÃO. Se você ou a sua empresa não possui soluções desta etapa, com certeza está deixando dinheiro na mesa, pois muitas pessoas têm interesse em treinamentos avançados e serviços personalizados.

Características da Etapa de Monetização:

  • Conteúdo aprofundado ou serviços personalizados.
  • Produtos com preços maiores.
  • Produtos com maior margem de lucro.

Produtos e Serviços de Monetização

  • Treinamentos Presenciais
  • Processos de Coaching Individual ou em Grupo
  • Mentorias Individuais ou em Grupo
  • Grupos de Mastermind

Estruturando o seu Funil do Conhecimento

A criação de um Funil do Conhecimento é a chave para mais vendas, maior lucro e, o mais importante, para levar o seu conhecimento a um número cada vez maior de pessoas.

Os especialistas e empresas de treinamento que mais crescem no Brasil, e no mundo, possuem Funis de Conhecimento estruturados em seus negócios permitindo que alcancem resultados exponenciais, em um curto espaço de tempo.

P.S. Se você tem um negócio na área do conhecimento, e quiser construir um Funil do Conhecimento para impactar mais pessoas e a aumentar o seu faturamento, aqui estão 2 formas que eu posso te ajudar:

  1. Compre o livro Funil do Conhecimento

Eu escrevi um livro chamado Funil do Conhecimento — Como Transformar Conhecimento em um Negócio Lucrativo, onde falo sobre os principais produtos ou serviços do conhecimento, e a melhor forma de estruturá-los para impactar mais pessoas e gerar mais receita para o seu negócio. – Clique aqui

  1. Trabalhe diretamente comigo

Se você quiser a minha ajuda para te orientar na revisão ou na construção de um novo Funil do Conhecimento para o seu negócio, Clique aqui

O post Funil do Conhecimento apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>
https://arnaldodavid.com.br/funil-do-conhecimento/feed/ 4793
14 Fontes de Receita para Criar com o seu Conhecimento https://arnaldodavid.com.br/14-fontes-de-receita-para-criar-com-o-seu-conhecimento/ https://arnaldodavid.com.br/14-fontes-de-receita-para-criar-com-o-seu-conhecimento/#comments Wed, 02 Sep 2020 23:19:15 +0000 https://arnaldodavid.com.br/?p=362 E se eu te dissesse que, nesse exato momento, há dentro de você 14 produtos ou serviços que poderia criar, a partir de seu conhecimento, para impactar a vida das ...

O post 14 Fontes de Receita para Criar com o seu Conhecimento apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>

E se eu te dissesse que, nesse exato momento, há dentro de você 14 produtos ou serviços que poderia criar, a partir de seu conhecimento, para impactar a vida das pessoas e ser bem remunerado por isso?

Para muitos, sejam autores, palestrantes, treinadores, coaches, mentores, facilitadores ou especialistas em uma área de atuação, é difícil ver as coisas de uma maneira mais ampla.

Nós ficamos tão concentrados, em levar conhecimento para as pessoas na forma como conhecemos, que acabamos esquecendo que existem outras formas de levar a nossa mensagem para as pessoas e criar fontes de receita para o nosso negócio.

No artigo anterior, 6 formas de transformar conhecimento em um negócio, eu falei sobre o Especialista 360.

O Especialista 360 pega o seu conhecimento e reaproveita em diferentes formatos, para ajudar o seu público, em seus diversos níveis de desenvolvimento.

Dessa forma, consegue amplificar a sua mensagem, impactando um número muito maior de pessoas e sendo melhor remunerado por isso.

As 6 formas de levar conhecimento utilizadas pelo Especialista 360 são:

Cada uma dessas formas de entrega de conhecimento possui produtos e serviços específicos.

Neste artigo, você irá conhecer os 14 principais produtos e serviços que pode criar para levar a sua mensagem para um número maior de pessoas e criar múltiplas fontes de receita para o seu negócio:

1) Palestra

Realizar palestras é uma das principais formas de compartilhar o seu conhecimento com o mundo, através de apresentações presenciais.

A palestra é um serviço que permite levar a sua mensagem para um grande número de pessoas, simultaneamente.

Você pode fazer isso através de palestras corporativas, palestras em eventos de terceiros como congressos e seminários ou palestras em eventos próprios.

Como palestrante, existem basicamente 3 formas de ganhar dinheiro:

Cobrar um valor (também chamado “fee”) pela realização de palestras

Esse caso é mais comum quando você é contratado para realizar palestras para empresas ou eventos.

O valor cobrado varia de acordo com o tempo de carreira do palestrante, sua exposição na mídia, nível de conhecimento sobre o assunto e outros itens que influenciam na precificação.

Existem desde palestrantes que cobram pequenos valores — em torno de R$ 1 mil a R$ 3 mil — até palestrantes que cobram de R$ 30 mil a R$ 100 mil por apresentação.

Vender produtos e serviços em palestras

Nesse caso, você realiza uma palestra e, ao final, oferece um produto ou serviço seu relacionado ao conteúdo apresentado, como um livro, curso ou mentoria, por exemplo.

Essa palestra com venda pode ser realizada em um evento próprio ou em um evento de terceiro.

Cobrar um valor e também vender produtos e serviços

Em vez de realizar, uma palestra no evento de um terceiro, de forma totalmente gratuita, você cobra um valor reduzido.

Caso você, usualmente, cobre R$ 5 mil para dar uma palestra, pode negociar, por exemplo, um valor de R$ 2,5 mil, desde que possa fazer a venda de um produto ou serviço no final.

Esse é um modelo de negócio mais comum para pessoas que gostam e tem facilidade de se comunicar e falar em público. Para pessoas com um perfil mais reservado pode ser uma das últimas opções.

2) Webinar (ou palestra online)

Da mesma forma que uma palestra presencial, os webinars são uma excelente forma de levar o seu conhecimento para as pessoas através de apresentações online.

A vantagem é que você pode levar o seu conhecimento para um número ainda maior de pessoas. Em uma palestra presencial você esbarra em limitação geográfica e na quantidade de pessoas que podem assistir ao evento, o que depende da capacidade de lotação de onde ele será realizado.

Você pode realizar webinars ao vivo, gravados ou perpétuo:

  • Webinars ao vivo — assim como as palestras, você realiza a apresentação ao vivo, em um dia e hora determinados.

  • Webinars gravados — você grava a apresentação e deixa ela disponível para as pessoas assistirem quando quiserem.

  • Webinars perpétuos — você grava a apresentação e a transmite com dia e hora marcados, como se fosse ao vivo. Por simular um evento ao vivo, isso atrai uma audiência maior, com o benefício de não ter que gravar toda vez uma nova apresentação.

Assim como uma palestra presencial, existem basicamente 2 formas de ganhar dinheiro com webinars:

Cobrar pela apresentação

Você faz o webinar, normalmente, para empresas ou eventos de terceiros como congressos e seminários.

Vender produtos e serviços durante o webinar

 Você realiza o webinar e, ao final, oferece um produto ou serviço seu relacionado ao conteúdo apresentado, como um livro, curso ou mentoria, por exemplo.

A realização de webinars com a venda de produtos e serviços ao final, é uma das principais estratégias utilizadas por especialistas e empresas de treinamento para o crescimento de seus negócios.

3) Livro

O livro é uma das formas mais antigas e tradicionais de se transmitir conhecimento.

Ele é uma das principais ferramentas usadas para se conferir autoridade instantânea a uma pessoa. Escrever um livro é a maneira mais rápida de lhe dar credibilidade e posicioná-lo como um especialista em seu segmento de atuação.

Quando uma pessoa tem um problema, ou necessidade de aprender um determinado assunto, o livro é uma das primeiras fontes de informação, funcionando como a porta de entrada de muitas pessoas para os seus outros produtos e serviços.

Apesar de não trazer uma receita direta significativa para o seu negócio, o livro é uma excelente forma de as pessoas conhecerem o seu trabalho e a sua metodologia, sem terem de investir uma grande quantidade de dinheiro para isso.

Vender os livros

Se considerarmos que, em uma publicação tradicional, um autor recebe em média 10% do valor do preço de capa, se você vender toda a tiragem média, em um período de dois anos, a um preço de capa de R$ 35,00, a sua receita total será de R$ 8.750,00 (2,5 mil exemplares * R$ 35,00/livro * 10% de direitos autorais). Menos de R$ 400,00 ao mês.

Existe a possibilidade também, cada vez mais comum, de você publicar o livro de forma independente. Nesse caso, você cuida de todo o trabalho de escrita, publicação e divulgação, contratando profissionais para te ajudar e fica com 100% da receita.

Eu acredito que o livro é uma das melhores formas de você se diferenciar de seus concorrentes e se posicionar como uma referência em seu mercado de atuação.

4) Ebook

O ebook é o livro no formato digital.

Da mesma forma que os livros, é uma excelente forma de levar o seu conhecimento, de forma escrita, para o seu público, com a vantagem de permitir o acesso imediato ao seu conteúdo, sem ter que esperar dias para o produto chegar, o que aconteceria se fosse uma compra física pela internet, por exemplo.

A criação e venda de ebooks é uma excelente forma de levar o seu conhecimento para um grande número de pessoas.

Por ter um valor de venda baixo, assim como o livro impresso, o ebook pode se tornar a porta de entrada das pessoas em seu negócio. Pode ser o produto onde as pessoas terão o primeiro contato com você e sua metodologia.

Vender o ebook

Não existe uma regra sobre quanto cobrar por um ebook, mas é comum encontrarmos autores cobrando o mesmo valor ou até 30% abaixo do valor de um livro impresso.

Enquanto em um livro publicado de forma tradicional por uma editora, você fica com apenas 10% do preço de venda, em um ebook, você pode ficar com uma comissão que varia de 30% a 70% se vender pela Amazon, ou até 100% se decidir realizar a venda e a entrega sozinho.

5) Audiolivro

O audiobook é a gravação em áudio do texto de seu livro ou ebook.

Segundo a consultoria Deloitte, o mercado de audiolivros no mundo irá crescer 25% em 2020, chegando a um total de US$3.5 bilhões.

No Brasil, apesar de ainda ser um mercado em formação, com um número baixo de empresas e de consumidores, comparado ao de livros impressos, pode ser uma oportunidade para você levar o seu conhecimento para pessoas que estão se habituando a consumir conteúdo enquanto realizam outras coisas como atividades físicas, dirigem ou estão em algum meio de transporte.

Outra vantagem do audiobook, é que ele pode ser consumido de forma fácil e com qualidade, utilizando qualquer celular, ao contrário do ebook, por exemplo, já que para uma leitura agradável, a pessoa precisar ter um aparelho com tela maior, como tablets ou ebook readers.

Vender o audiobook

Você pode cadastrar o seu audiolivro para a venda através de plataformas como Amazon ou Ubook, por exemplo, e receber de 25 a 50% de comissão, ou fazer a venda diretamente em seu site e ficar com 100% do valor.

6) Curso Online

Assim como os treinamentos presenciais, os treinamentos, ou cursos online, tem o objetivo de ensinar habilidades técnicas ou comportamentais para os alunos.

Muitas vezes, é o primeiro produto que as pessoas compram para aprender na prática, como aplicar o conhecimento que viram pela primeira vez em um livro, ebook, audiolivro ou palestra.

A vantagem é que com o curso online você quebra a barreira da limitação geográfica, levando o seu conhecimento para um número maior de pessoas que podem assistir de qualquer lugar.

Você pode criar treinamentos online para oferecer aulas introdutórias sobre o seu tema ou treinamentos completos e aprofundados.

Os treinamentos online podem ser ao vivo, gravados ou híbridos.

  • Treinamento ao vivo — com hora e dia marcados para acontecer, da mesma forma que um evento presencial.

  • Treinamento gravado — as aulas são gravadas, e os alunos podem assistir a qualquer momento, de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

  • Treinamento híbridos — as aulas acontecem ao vivo e os alunos podem assistir o treinamento gravado quando quiserem, ou as aulas são gravadas e existem encontros ao vivo para tirar dúvidas e interagir com outros alunos.

Vender os cursos online

Como um treinador, você pode criar cursos online com preços variados, dependendo da carga horária e principalmente do valor / resultado que é entregue para os seus alunos.

É comum vermos cursos online introdutórios onde cobram algumas dezenas ou centenas de reais. Normalmente, esses cursos entregam um primeiro nível de conhecimento para as pessoas, e funcionam como uma porta de entrada para os seus produtos de maior valor.

Por outro lado, também encontramos especialistas vendendo treinamentos online mais completos e formações profissionais por alguns milhares de reais.

7) Site de Membros (ou assinatura de conteúdo)

Um site de membros é um site com conteúdo fechado exclusivo para os seus membros.

Ele reúne pessoas com interesse em comum, que pagam uma assinatura para ter acesso ao seu conteúdo que pode ser composto por: ebooks, aulas, estudos de casos, áudios, webinars, sessões de perguntas e respostas ao vivo, entre outros formatos.

Para um especialista, criar um site de membros é uma oportunidade única para você:

  • Ter uma receita recorrente — a sua audiência paga uma assinatura, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual para ter acesso ao seu conteúdo.

  • Escala — você produz um conteúdo uma única vez, e ele pode ser consumido por centenas ou milhares de pessoas.

  • Criar uma comunidade — é um modelo que permite você construir a sua tribo. Um local onde pessoas com o mesmo interesse podem se reunir para trocar conhecimento, experiências e, constantemente, aprender com os conteúdos produzidos por você.

Você pode ter um portal de membros com uma única assinatura, ou ter planos com conteúdo e serviços diferentes.

Quando eu era sócio de uma empresa de eventos e treinamentos na área de tecnologia, nós tínhamos um portal de membros, com assinatura anual, para profissionais que atuavam com gestão de informação nas empresas.

Nós tínhamos um portal de membros com 2 níveis de assinatura: a básica que dava direito a todo o conteúdo do portal e a completa de que dava direito ao conteúdo, a 1 treinamento online e 1 inscrição para um congresso presencial, além de desconto nos demais produtos e serviços da empresa.

Cobrar uma assinatura

Os valores podem variar de algumas dezenas a centenas de reais dependendo do seu mercado e do nível de conteúdo e serviços adicionais oferecidos.

Você pode também oferecer períodos de experimentação, dando alguns dias para as pessoas conhecerem e degustarem. Esse período também é chamado de “trial”.

8) Seminário

Diferente de um treinamento, o seminário é um evento com uma agenda de conteúdo mais aberta, formada por palestras diferentes, alinhadas a um tema central.

Normalmente, são realizados ao longo de dois ou três dias inteiros. Os seminários não possuem limite máximo de público. O objetivo é atrair o maior número possível de participantes, sendo muito comum serem realizados com centenas e até milhares de pessoas.

É comum que nesse evento que parte do conteúdo também seja entregue por palestrantes convidados.

O seminário pode ser online ou presencial, e ele pode ser realizado uma vez por ano — um encontro anual do seu segmento de mercado, por exemplo — ou várias vezes ao ano, estabelecendo inclusive um modelo do tipo roadshow (ou seja, o evento é realizado em diferentes regiões ao longo do ano).

Existem, basicamente, 4 receitas que você pode ter em um seminário:

Vender tickets

É comum as empresas cobrarem valores que variam entre R$ 500,00 e R$ 5 mil, de acordo com o lote e a categoria do ticket.

Vender patrocínios

Podendo incluir estandes, distribuição de materiais para os participantes, exposição da marca da empresa e de seus produtos e serviços em ações antes, durante e após o evento e ações de relacionamento.

Vender produtos físicos

Como livros, camisetas, canecas e outros produtos de sua marca.

Vender outros produtos e serviços do seu Funil do Conhecimento

Os especialistas e as empresas de treinamento que mais crescem no Brasil e no mundo, utilizam seminários para realizar a venda de seus produtos e serviços de maior valor, como programas de coaching, treinamentos avançados, mentorias e grupos de mastermind.

9) Treinamento Presencial

O treinamento presencial é uma forma de transferir habilidades técnicas ou comportamentais para as pessoas.

Assim como o curso online, é um serviço onde você tem a oportunidade de ensinar como implementar conhecimentos que o seu público pode ter visto de forma introdutória em livros, ebooks, audiolivros ou palestras.

Como treinador, é uma oportunidade de você entregar um serviço de valor e, ao mesmo tempo, ter um contato próximo e pessoal com o seu público.

Os treinamentos possuem duração medida em horas e podem ser ministrados de forma integral (dias inteiros) ou periódica (manhã, tarde ou noite), em um ou mais dias.

Assim, como em um seminário, existem 4 receitas que você pode obter em oferecendo um treinamento presencial:

Vender inscrições para o treinamento

O preço que você pode cobrar por um treinamento é muito relativo, podendo variar de algumas centenas a milhares de reais.

Vender cotas de Patrocínio

Com a venda de cotas para empresas interessadas em divulgar seus serviços para os alunos.

Vender produtos físicos

Como livros, camisetas, canecas e outros produtos de sua marca.

Venda de outros produtos e serviços do seu Funil do Conhecimento  

Como um treinamento complementar, ou uma mentoria que oriente e acompanhe a implementação do conteúdo aprendido no treinamento.

Assim como o seminário presencial, esse modelo de negócio sofreu um forte impacto por conta das medidas de isolamento e distanciamento decorrentes da pandemia.

Até que a população esteja vacinada, eu acredito que os treinamentos terão a sua viabilidade prejudicada, pois, mesmo sendo permitidos com regras de distanciamento, boa parte das pessoas evitará estar em uma “sala de aula” se tiverem a opção de terem o mesmo conteúdo online.

10) Processo de Coaching Individual

11) Processo de Coaching em Grupo

O processo de coaching é uma sequência de encontros (também chamados de sessões) onde um coach ajuda o seu cliente, também chamado de coachee, a ir do ponto em que está na vida para o ponto em que deseja estar, superando crenças limitadoras e obstáculos.

É importante ressaltar que o coach não precisa ter experiência relacionada à meta do coachee (ao contrário do mentor, como veremos no próximo item).

O processo de coaching pressupõe que o coachee já possua as respostas para seus questionamentos. O papel do coach é conseguir, através de perguntas, acessar essas respostas, e com isso ajudar o cliente a se autoconhecer e direcionar suas ações para o alcance de seus objetivos.

O processo de coaching acontece, normalmente, ao longo de oito a doze sessões com duração de uma a duas horas, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais.

Esses encontros podem ser presenciais, ou feitos a distância, por telefone ou via ferramentas de conferência como Skype ou Zoom. A vantagem das sessões online, tanto para o coach como para o coachee, é que nenhum dos dois precisa se deslocar para o local onde será realizado o processo, economizando-se tempo e dinheiro.

O processo de coaching pode ser realizado em grupo ou individualmente:

Vender processos de coaching individuais ou em grupo

O preço pode variar muito e depende principalmente da experiência do coach, mas o valor médio cobrado por profissionais e empresas vai de R$ 1,5 mil (para coaches em início de carreira) a R$ 5 mil (para coaches mais experientes) por processo de oito a doze sessões.

Se você for trabalhar com capacitação e desenvolvimento relacionado a comportamento humano, oferecer processos de coaching pode ser um serviço que irá agregar valor ao seu negócio.

Caso você não vá trabalhar diretamente com comportamento, fazer uma formação em coaching pode ajuda-lo dando ferramentas que irão permitir eliminar bloqueios que seus alunos ou mentorados podem ter na aplicação de seu conhecimento.

12) Mentoria Individual

13) Mentoria em Grupo

A mentoria é um processo de desenvolvimento pessoal ou profissional em que uma pessoa com experiência (mentor) ajuda uma pessoa menos experiente (mentorado) a alcançar os seus objetivos.

Diferentemente do coaching, processo em que o coach não precisa ter experiência na área em que o cliente (coachee) quer ter sucesso, na mentoria é fundamental que o mentor seja experiente e bem-sucedido em sua área de atuação.

Com isso, ele pode indicar ao mentorado os obstáculos que devem ser evitados e ajudá-lo a alcançar resultados muito mais rapidamente do que se estivesse sozinho.

Para um especialista, é a oportunidade de oferecer um serviço de grande valor e altamente demandado, atualmente.

Com o excesso de informação disponível sobre qualquer assunto, as pessoas tem buscado cada vez mais a orientação personalizada de pessoas que já alcançaram o resultado que desejam.

De acordo com o objetivo, é comum vermos mentorias com diferentes formatos de duração:

— Um ou mais dias inteiros;

— Um mês com encontros semanais;

— Três, seis ou doze meses, com encontros que podem ser semanais, quinzenais ou até mensais.

A duração dos encontros também varia, podendo ser de uma ou de várias horas por sessão.

Os encontros podem ser presenciais ou a distância, via telefone ou ferramentas de conferência, como Skype ou Zoom

O processo de mentoria pode ser realizado em grupo ou individualmente.

Vender mentorias individuais ou em grupo

Por se tratar de um serviço personalizado e com alto valor percebido pelos clientes, a mentoria é uma excelente oportunidade de você criar um serviço que pode trazer uma grande receita para o seu negócio.

Existem mentores que cobram de alguns milhares até dezenas de milhares de reais por processos de mentoria.

O valor depende da sua experiência e da sua capacidade de trazer resultado para os seus mentorados.

14) Grupos de Mastermind

O grupo de mastermind é um modelo de negócio em que as pessoas pagam para fazer parte, durante um ano, de um grupo que quer se desenvolver em um determinado assunto ou segmento de mercado.

Esse modelo combina a mentoria em grupo com encontros presenciais, criando-se um ambiente fértil para a criação de metas, compartilhamento de ideias, accountability, suporte mútuo e desenvolvimento dos participantes.

Ao fazerem parte do grupo, as pessoas são desafiadas a crescer e a acompanhar o desenvolvimento dos demais membros.

As pessoas dão ideias, sugerem caminhos, criticam construtivamente os projetos, estabelecem parcerias, indicam conexões e mantêm os demais membros no foco para o alcance de suas metas.

Trata-se de um dos níveis mais altos de um Funil do Conhecimento, pois oferece aos participantes a experiência única de fazer parte de um grupo de pessoas que buscam sucesso dentro de seu segmento.

Cobrar pela participação no grupo de mastermind

Por se tratar de um serviço personalizado e com alto valor percebido pelos clientes, esse é um serviço que pode ser vendido por valores elevados.

O valor cobrado para se fazer parte de um grupo de mastermind varia de alguns milhares de reais a mais de R$ 100 mil por pessoa, dependendo do seu segmento e do valor que você e sua empresa agregam ao grupo.

É importante ressaltar, que apesar deste modelo de negócio poder ser o produto de maior valor percebido de seu portfólio, e o que dará maior receita e lucro a longo prazo, ele é um dos últimos serviços a ser criado.

Para poder cobrar um alto valor, você antes precisará ser reconhecido como uma autoridade em seu mercado, e ter uma audiência que perceba o valor de fazer parte do seu grupo.

A riqueza de produtos e serviços de conhecimento

Uma das coisas que eu acho mais fascinante em trabalhar com o conhecimento é o universo de possibilidades que nós temos.

Você pode criar produtos e serviços em diferentes formatos, com diferentes níveis de profundidade e personalização, para ajudar um número maior de pessoas e, ao mesmo tempo, agregar novas fontes de receita para o seu negócio.

Se você estiver começando, não tente criar vários produtos ou serviços diferentes ao mesmo tempo. Um Funil do Conhecimento completo leva alguns anos para ser criado.

Caso você já atue no mercado, qual novo produto ou serviço você pode criar que irá gerar maior valor para os seus clientes e um maior resultado para a sua empresa?

P.S. Se você tem um negócio na área do conhecimento, e quiser construir um Funil do Conhecimento para impactar mais pessoas e a aumentar o seu faturamento, aqui estão 2 formas que eu posso te ajudar:

  1. Compre o livro Funil do Conhecimento

Eu escrevi um livro chamado Funil do Conhecimento — Como Transformar Conhecimento em um Negócio Lucrativo, onde falo sobre os principais produtos ou serviços do conhecimento, e a melhor forma de estruturá-los para impactar mais pessoas e gerar mais receita para o seu negócio. – Clique aqui

  1. Trabalhe diretamente comigo

Se você quiser a minha ajuda para te orientar na revisão ou na construção de um novo Funil do Conhecimento para o seu negócio, Clique aqui

O post 14 Fontes de Receita para Criar com o seu Conhecimento apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>
https://arnaldodavid.com.br/14-fontes-de-receita-para-criar-com-o-seu-conhecimento/feed/ 3502
Por que Você Não Deve ser Apenas um Coach (ou Palestrante, ou Treinador) https://arnaldodavid.com.br/por-que-voce-nao-deve-ser-apenas-um-coach-ou-palestrante-ou-treinador/ https://arnaldodavid.com.br/por-que-voce-nao-deve-ser-apenas-um-coach-ou-palestrante-ou-treinador/#comments Sat, 15 Aug 2020 15:56:16 +0000 https://arnaldodavid.com.br/?p=342 Seja para construir um negócio e ganhar dinheiro, causar impacto e transformar a vida das pessoas, construir autoridade, obter liberdade ou deixar um legado, esse é o momento da História ...

O post Por que Você Não Deve ser Apenas um Coach (ou Palestrante, ou Treinador) apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>

Seja para construir um negócio e ganhar dinheiro, causar impacto e transformar a vida das pessoas, construir autoridade, obter liberdade ou deixar um legado, esse é o momento da História onde mais pessoas estão buscando viver a partir do seu conhecimento.

(Se você quiser se aprofundar, leia o artigo 5 Bons Motivos para Transformar Conhecimento em um Negócio)

Normalmente, elas começam trilhando o caminho mais comum, escolhendo uma profissão que permita transformar conhecimento em produtos e serviços, como palestrante, coach ou treinador.

No próximo passo, começam a se preparar, muitas vezes, realizando treinamentos ou formações profissionais, que irão permiti-las exercer essa nova carreira.

Ao término do treinamento, algo mágico acontece: recebem um certificado atestando a sua capacidade nessa nova profissão, e podem finalmente dizer:

Agora eu SOU um “coach” (ou “palestrante”, ou “treinador”)…

É como se tivessem se tornado uma nova pessoa.

Passam a se relacionar com grupos de colegas da mesma profissão, participar de eventos, fazer cursos, ler livros, consumir todo conteúdo que permita que tenham sucesso.

Mas, quando menos esperam, sem perceber, caíram em uma armadilha…

Elas passam a viver a nova profissão de uma forma tão intensa, que começam a acreditar que esse é o único caminho existente para levar conhecimento e transformação para as pessoas e serem remuneradas por isso.

Nesta hora, 2 problemas, muitas vezes, invisíveis começam a acontecer:

Problema 1  Elas acabam fechando os olhos para outras oportunidades que podem ajudá-las a impactar mais pessoas e serem melhor remuneradas.

As pessoas quando estão interessadas em aprender sobre um assunto, buscam formas distintas para se desenvolver. Isso pode variar de acordo com o seu estágio de desenvolvimento.

Existem pessoas que inicialmente buscam conhecimento através dos livros ou ebooks. Outras preferem cursos online. Outras, ainda, preferem participar de eventos presenciais. Existem também pessoas que irão preferir uma orientação personalizada, irão contratar um processo de coaching ou uma mentoria em grupo, ou individual.

Essa preferência pela forma, pode variar de acordo com a fase da jornada que a pessoa está passando ou com um formato que prefira aprender.

Por exemplo, alguém que esteja interessado em aprender sobre como organizar as suas finanças pessoais pode, em um primeiro momento, buscar um conteúdo introdutório em um livro que custou R$ 50,00, algo que permita entender os fundamentos da organização financeira pessoal, sem ter que fazer um grande investimento.

Ao ler o livro, resolve fazer um curso online, que custou R$ 997,00, onde consegue aprender na prática como implantar os conceitos apresentados no livro.

Depois de terminar o curso, percebe que gostaria de ter uma ajuda individualizada, de um profissional que possa revisar as suas planilhas, a forma de gerenciar o dinheiro que ele implantou com base no livro e no curso e indicar as melhores formas de investi-lo agora que começou a sobrar, de acordo com o seu perfil e objetivos. Para isso, ele decide contratar um processo de coach financeiro, no valor de R$ 2.997,00.

Nesse exemplo, se você é apenas um autor, e não possui outros produtos e serviços que deem continuidade ao seu livro, estará deixando de vender os produtos de maior valor na jornada de desenvolvimento de seu público.

Se você é um treinador, e não possui um livro, estará deixando para autores terem o primeiro contato com uma parte importante de seu público. Caso estes autores tenham um treinamento como continuidade do livro, as chances são de que eles irão buscar o treinamento daquele autor, que já conhecem, em primeiro lugar.

Se você for um coach ou mentor, e não tiver produtos que permitam as pessoas conhecerem você e experimentarem o seu método antes de contratarem o seu serviço, como livros e cursos, talvez tenha dificuldade para realizar suas vendas.

Esse exemplo fictício é a realidade de milhões de pessoas que, diariamente, buscam formas distintas de conhecimento para se desenvolverem.

Se você ver o seu negócio de uma forma isolada, concentrando-se apenas em um meio de entregar o seu conhecimento, estará deixando de atender a maior parte do público que tem interesse no conteúdo que você está oferecendo, mas pode estar querendo aprender de outra maneira naquele momento.

Deixando não apenas de impactar a vida de pessoas, mas também de ser bem remunerado por isso.

Problema 2 Elas acabam se arriscando e se expondo a fatores externos que podem impactar diretamente na sobrevivência de seu negócio.

Ao ter apenas uma forma de entregar o seu conhecimento, você está mais suscetível ao impacto de fatores externos em seu negócio.

Um exemplo disso é o mercado de coaching.

O mercado cresceu de forma acelerada por alguns anos.

Por não ser um mercado regulamentado muitas pessoas acabaram sendo formadas sem nenhum controle sobre a qualificação dos cursos de formação e de seus alunos.

Isso fez com que, em um curto espaço de tempo, milhares de pessoas com as mais diversas bagagens, passassem a atuar como coaches, seja como uma nova carreira, seja como uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra trabalhando no tempo livre.

Com isso, tornou-se cada vez mais comum, pessoas mal preparadas, começarem a fazer mal uso do coaching, fazendo promessas milagrosas ou fantasiosas, oferecendo o coaching como remédio para tudo.

Isso deu início a um processo de banalização, que começou a receber uma forte cobertura da mídia, com matérias em revistas, tema de novela e um debate no congresso sobre sua regulamentação.

Como consequência, essa exposição negativa gerou uma grande diminuição pela procura desse serviço, impactando não apenas as pessoas mal preparadas, mas também bons profissionais que, de uma hora para outra, viram a demanda pelo seu serviço diminuir.

Outro exemplo é o mercado de palestras.

Conheço vários palestrantes que, antes da pandemia, viviam da realização de palestras para eventos corporativos.

Com a chegada da pandemia, não apenas os eventos passaram a ser proibidos, mas o forte impacto econômico fez com que as empresas cortassem, ou diminuíssem significativamente, a contratação desse serviço.

Milhares de palestrantes tiveram que, de uma hora para outra, descobrir novas formas de entregar valor e serem remunerados por isso.

O Especialista 360

O primeiro passo é entender que antes de qualquer profissão que você escolha, você é um especialista. Nos Estados Unidos, o termo especialista também é conhecido como expert ou thought leader.

Alguém com experiência em seu mercado, ou área de atuação, e que compartilha o seu conhecimento com o objetivo de inspirar, educar e contribuir para o desenvolvimento das pessoas.

Não importa se você está começando, se já tem uma profissão relacionada ao conhecimento, ou se tem uma empresa estruturada com funcionários vendendo produtos e serviços do conhecimento.

As formas como escolhe compartilhar o que sabe são apenas veículos para levar a sua mensagem para as pessoas.

E como veículos, eles podem ser alterados ou acrescidos de novos, para levar a sua mensagem para um público maior e de uma maneira mais completa.

Os especialistas que mais crescem em quantidade de pessoas impactadas e remuneração são aqueles que conseguem se transformar no que eu chamo de Especialista 360.

O Especialista 360 é o especialista capaz de levar o seu conhecimento para as pessoas por meio das 6 diferentes formas:

1) Autor

O autor usa a sua voz na forma de texto, ou áudio, para transmitir o seu conhecimento, de forma a educar, inspirar e prender a atenção de sua audiência.

Como um autor, você pode levar a sua mensagem para um grande número de pessoas através de livros impressos, ebooks e audiolivros.

Estes produtos normalmente funcionam como produtos de entrada, com preços mais baixos, muitas vezes, são o primeiro contato que as pessoas terão com você e com o conteúdo que elas querem aprender.

2) Palestrante

O palestrante transmite o seu conhecimento através de apresentações online ou presenciais, que podem ser realizadas em eventos próprios ou de terceiros.

Você pode ser remunerado por meio da cobrança de um valor para realizar a palestra (também chamado de “fee”) ou realizá-las gratuitamente com a possibilidade de vender seus produtos e serviços no decorrer da apresentação.

Dominar técnicas de oratória e saber falar em público são fundamentais para o sucesso desta forma de entrega de conhecimento.

3) Treinador

O treinador transmite o seu conhecimento através de treinamentos ou seminários, presenciais ou online, cujo objetivo é transferir habilidades técnicas ou comportamentais para os alunos, que assim se desenvolvem pessoal ou profissionalmente.

Os treinamentos possuem duração medida em horas e podem ser ministrados de forma integral (dias inteiros) ou periódica (manhã, tarde ou noite), em um ou mais dias.

Como treinador, você pode ser remunerado pela venda de inscrição em seus eventos, assim como pela venda de outros produtos como livros, outros treinamentos, processos de coaching, mentorias e programas de mastermind dentro dos eventos.

4) Coach

Coaches (treinadores, em inglês) são profissionais que ajudam seus clientes a alcançar suas metas e a remover obstáculos do caminho. Eles ajudam os clientes, também chamados de coachees, a ir do ponto em que estão na vida para o ponto em que desejam estar, superando crenças limitadoras e obstáculos.

Os coaches trabalham com a intenção de ajudar os coachees a identificar suas metas mais profundas e a reconhecer o que os impede de alcançá-las, auxiliando-os a criar um plano de ação para alcançar tais objetivos.

Esse processo, que ocorre ao longo de alguns encontros (também chamados de sessões), é chamado de coaching, e pode ser realizado de forma presencial ou online, em grupo ou individual.

É importante ressaltar que o coach não precisa ter experiência relacionada à meta do coachee (ao contrário do mentor).

O processo de coaching pressupõe que o coachee já possua as respostas para seus questionamentos. O papel do coach é conseguir, através de perguntas, acessar essas respostas e, com isso, ajudar o cliente a autoconhecer-se e direcionar suas ações para o alcance de seus objetivos.

5) Mentor

O mentor é uma pessoa experiente e bem-sucedida em uma área de atuação, que usa o seu conhecimento para ajudar uma pessoa menos experiente (mentorado) a alcançar os seus objetivos.

Esse processo de orientação é chamado de mentoria e pode ser realizado em grupo ou de forma individual, presencialmente ou online.

Diferentemente do coaching, processo em que o coach não precisa ter experiência na área em que o cliente (coachee) quer ter sucesso, na mentoria é fundamental que o mentor tenha experiência. Com isso, ele pode indicar ao mentorado os obstáculos que devem ser evitados e ajudá-lo a superar desafios muito mais rapidamente do que se estivesse sozinho.

6) Facilitador

Um facilitador é uma pessoa treinada para conduzir um grupo de pessoas que querem se desenvolver em um determinado assunto ou segmento de mercado.

Como facilitador, o seu papel é ajudar na criação de metas, compartilhamento de ideias, accountability, suporte mútuo e desenvolvimento dos participantes do grupo, através de encontros presenciais ou online e de comunidades online no Whatsapp ou Facebook, por exemplo.

A remuneração do facilitador vem da cobrança pela participação das pessoas no grupo por um tempo determinado, normalmente de um ano.

Um bom exemplo de Especialista 360

Ao longo de sua trajetória, André Menezes, criou algumas empresas de sucesso e decidiu ajudar outros empresários a conseguirem o mesmo resultado.

Para isso, André decidiu levar o seu conhecimento para os empresários, utilizando as 6 formas:

  • Autor escreveu o livro Ultrapassando Limites em Vendas.
  • Palestrante -—  criou palestras e webinars abordando diversos temas de interesse de empresários, como gestão, marketing e vendas.
  • Treinador —  criou o seminário de desenvolvimento empresarial chamado Mastery Business Intensive, que anualmente reúne mais de mil empresários e um curso online de formação empresarial chamado Programa Maestria Empresarial, além de outros treinamentos, que são entregues por treinadores de sua equipe.
  • Coach — preparou uma equipe de coaches para realizarem processos de coaching e ajudarem os empresários no alcance de seus objetivos.
  • Mentor — criou alguns programas de mentoria em grupo, como o Business Performance e o Business Mentoring, com duração de 1 a 6 meses, onde orienta de forma personalizada os empresários mostrando quais ações que devem realizar para levar suas empresas para o próximo nível.
  • Facilitador —  o seu principal grupo de mentoria, o Business Mentoring, possui encontros presenciais e virtuais, onde André assume o papel de facilitador, estimulando o compartilhamento de ideias e o debate entre os membros do grupo.

Com isso, em apenas 3 anos, André construiu uma empresa que ajuda milhares de empresários, e fatura alguns milhões de reais por ano.

É importante ressaltar que à medida que o seu negócio cresça não precisa ser você, necessariamente, que vai continuar entregando pessoalmente todos os seus produtos e serviços nas diferentes formas.

O André, por exemplo, criou alguns treinamentos que passaram a ser entregues por outros treinadores preparados por ele, assim como a maior parte dos processos de coaching para empresários, é realizada por coaches treinados em sua metodologia.

Se você estiver começando, não precisa (e não deve) começar com várias formas diferentes de entregar o seu conhecimento. Cada uma dessas formas requer habilidades diferentes, e para quem está começando, focar em mais de uma pode acabar atrapalhando o desenvolvimento de seu negócio.

Se você já tiver atuando com uma ou mais formas, aí sim vale a pena pensar em quais outras pode agregar para impactar um número ainda maior de pessoas, e agregar novas fontes de receita para o seu negócio.

Quanto maior a quantidade de formas disponíveis em seu “arsenal”, maiores serão as suas chances de levar impacto e transformação para um número ainda maior de pessoas, e ser melhor remunerado por isso.

P.S. Se você tem um negócio na área do conhecimento, e quiser construir um Funil do Conhecimento para impactar mais pessoas e a aumentar o seu faturamento, aqui estão 2 formas que eu posso te ajudar:

  1. Compre o livro Funil do Conhecimento

Eu escrevi um livro chamado Funil do Conhecimento — Como Transformar Conhecimento em um Negócio Lucrativo, onde falo sobre os principais produtos ou serviços do conhecimento, e a melhor forma de estruturá-los para impactar mais pessoas e gerar mais receita para o seu negócio. – Clique aqui

  1. Trabalhe diretamente comigo

Se você quiser a minha ajuda para te orientar na revisão ou na construção de um novo Funil do Conhecimento para o seu negócio, Clique aqui

O post Por que Você Não Deve ser Apenas um Coach (ou Palestrante, ou Treinador) apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>
https://arnaldodavid.com.br/por-que-voce-nao-deve-ser-apenas-um-coach-ou-palestrante-ou-treinador/feed/ 626
Os 3 Maiores Desafios de quem quer Transformar Conhecimento em um Negócio Lucrativo https://arnaldodavid.com.br/os-3-maiores-desafios-de-quem-quer-transformar-conhecimento-em-um-negocio-lucrativo-2/ https://arnaldodavid.com.br/os-3-maiores-desafios-de-quem-quer-transformar-conhecimento-em-um-negocio-lucrativo-2/#comments Fri, 24 Jul 2020 22:59:40 +0000 https://arnaldodavid.com.br/?p=244 Bruna era uma profissional bem sucedida na área de RH. A sua experiência e aprendizado, ao longo da carreira, a tornaram uma especialista em gestão de pessoas, liderou equipes de ...

O post Os 3 Maiores Desafios de quem quer Transformar Conhecimento em um Negócio Lucrativo apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>

Bruna era uma profissional bem sucedida na área de RH. A sua experiência e aprendizado, ao longo da carreira, a tornaram uma especialista em gestão de pessoas, liderou equipes de recursos humanos em grandes empresas de diversos setores.

Porém, ela chegou em um momento profissional onde percebeu que estava faltando algo. Trabalhar de 10 a 12 horas por dia e cumprir metas para conseguir um aumento ou uma promoção já não era suficiente.

O trabalho já não trazia o sentimento de realização que sentia antes e sair da cama, logo cedo, para iniciar uma nova jornada estava ficando cada vez mais difícil. Os horários não estavam batendo com a escola de seu filho, e suas constantes viagens estavam fazendo com que ela tivesse cada vez menos tempo com a família.

Aos poucos Bruna foi percebendo uma necessidade crescente de poder usar todo o seu conhecimento e experiência para obter um rendimento de uma maneira mais leve e também contribuir com a formação e o desenvolvimento de pessoas que queriam se tornar gestores de recursos humanos de sucesso.

Aliado a isso, veio o desejo de ter uma vida mais tranquila, sem o estresse do mundo corporativo, e ao mesmo tempo,, poder estar mais em casa junto da família e passar mais tempo de qualidade com seu marido e filho.

Decidiu que iria se dedicar a transformar o seu conhecimento em um negócio, por meio da criação de uma Formação de Gestores de Recursos Humanos para pessoas que querem crescer na mesma carreira que havia escolhido, ensinando os atalhos e como superar os desafios de sua profissão.

Bruna decidiu sair de seu trabalho e começou a se preparar para essa nova fase da sua vida. Realizou cursos de como falar em público, fez formações em coaching, estudou marketing digital e criou um treinamento de muita qualidade abordando os principais desafios de sua área.

Quando acreditou que estava pronta, contratou um site e começou a fazer ações nas mídias sociais para se divulgar e promover os seus produtos e serviços.

Apesar dos esforços de divulgação, incluindo lives diárias contando dicas e desafios do dia a dia de um gestor de RH, o negócio simplesmente não decolou. Poucas pessoas se interessavam pelo seu trabalho. Ela começou a pensar se tinha tomado a decisão certa de largar o emprego e se era a hora de desistir de seu sonho e voltar para o mundo corporativo.

Assim como a Bruna, a cada ano, milhares de pessoas começam a empreender na área de educação. Todas elas com a nobre missão de levar capacitação e desenvolvimento pessoal ou profissional e com a expectativa de serem bem remuneradas por isso.

O que a maioria não sabe é que mesmo que você tenha experiência, conheça em detalhes o seu público e crie um produto ou serviço que ajude a resolver uma necessidade real que ele tenha, em algum momento da jornada, você irá enfrentar alguns desafios. Se estes desafios não forem contornados, podem acabar gerando frustração e até mesmo o término do sonho de impactar a vida de pessoas e ser bem remunerado por isso.

Trabalhando há mais de 10 anos na área de treinamento, já me deparei inúmeras vezes com pessoas assim, seja nas empresas que fui sócio, seja mentorando especialistas que tinham o sonho de transformar o seu conhecimento em um negócio lucrativo.

Neste artigo listei 3 dos principais desafios da jornada de empreender na área do conhecimento, assim como possíveis soluções que você pode implantar para contorná-los:

1) Dificuldade de Atrair Potenciais Clientes

Este é o primeiro desafio que as pessoas que estão começando a construir um negócio baseado em conhecimento enfrentam.

Você tem um grande conhecimento em um mercado específico e decide transformá-lo em produtos ou serviços como livros, cursos online ou presenciais, eventos ou mentorias.

Você cria o produto, faz ações de divulgação, mas por alguma razão as pessoas simplesmente não se interessam, ou você acaba tendo poucos compradores, o que é insuficiente para conseguir sustentar o seu negócio.

Se esse é o seu caso, saiba que você não está sozinho. A maioria que está começando passa por isso.

O principal motivo é que as pessoas não estão comprando porque ainda não o conhecem, ou pelo menos não o suficiente para tomar a decisão de comprarem de você.

No caso da Bruna, ela era conhecida nas empresas em que trabalhou, mas não pelo público que ela gostaria que fizesse o seu treinamento.

Fazer postagens e lives nas redes sociais, muitas vezes, não é suficiente para impulsionar o seu negócio.

Você precisa criar produtos ou serviços que funcionem como a porta de entrada, atraindo potenciais clientes para conhecerem você e a sua empresa, e o posicionem como uma autoridade em seu mercado, o que chamo de serviços de AQUISIÇÃO, como palestras ou webinars, por exemplo.

2) Baixo Faturamento

Você consegue atrair pessoas e realizar vendas, mas a receita é pequena para sustentar você e o seu negócio.

Isso normalmente acontece quando você não possui produtos ou serviços de maior valor (> R$ 5 mil), o que diminui consideravelmente a sua possibilidade de trazer um faturamento mais alto para a sua empresa.

No caso da Bruna, esse não era o problema. A sua Formação de Gestores de Recursos Humanos era um treinamento robusto, com mais de 30 horas de aulas e um valor de R$ 4.997,00.

Se esse for o seu caso, a solução pode ser a criação de produtos ou serviços de MONETIZAÇÃO, que trazem maior receita e margem de lucro para o seu negócio.

Alguns produtos que se encaixam nessa categoria são treinamentos, formações profissionais, processos de coaching, mentorias e grupos de negócio.

3) Dificuldade de Vender Produtos de Maior Valor

O terceiro desafio ocorre quando você possui produtos de maior valor, mas tem dificuldade para vender. As pessoas se interessam por seus produtos, mas não conhecem ou não confiam o suficiente em você, na sua empresa ou nos resultados que você pode gerar.

Esse é outro problema que a Bruna enfrentava. O único produto que ela tinha para oferecer era um treinamento de R$ 4.997,00. Ela conseguia atrair algumas pessoas interessadas, mas tinha dificuldade para realizar vendas.

Isso normalmente acontece quando não há produtos ou serviços de valor mais acessível, que permitam seus potenciais clientes terem a experiência de saberem como é o seu trabalho e conhecerem os resultados reais que você pode entregar para eles, sem terem que fazer um grande investimento para isso.

A solução pode ser a criação de produtos de ATIVAÇÃO, com valores mais acessíveis, que tem o objetivo de separar os curiosos de pessoas que possuem alguma necessidade real relacionada ao que você oferece, e estão dispostas a resolvê-la.

Eles funcionam como uma primeira compra, atraindo clientes efetivos que irão gradativamente comprar os serviços de maior valor de sua empresa.

Alguns exemplos de produtos e serviços são livros, cursos online, seminários, eventos presenciais ou virtuais.

Qualquer que seja o estágio do seu negócio, se você estiver começando ou já tiver uma empresa estruturada, é importante que você esteja preparado.

Esses problemas são muito comuns, e impactam diretamente no crescimento de seu negócio e na quantidade de pessoas que você consegue ajudar.

P.S. Se você tem um negócio na área do conhecimento, e quiser construir um Funil do Conhecimento para impactar mais pessoas e a aumentar o seu faturamento, aqui estão 2 formas que eu posso te ajudar:

  1. Compre o livro Funil do Conhecimento

Eu escrevi um livro chamado Funil do Conhecimento — Como Transformar Conhecimento em um Negócio Lucrativo, onde falo sobre os principais produtos ou serviços do conhecimento, e a melhor forma de estruturá-los para impactar mais pessoas e gerar mais receita para o seu negócio. – Clique aqui

  1. Trabalhe diretamente comigo

Se você quiser a minha ajuda para te orientar na revisão ou na construção de um novo Funil do Conhecimento para o seu negócio, Clique aqui

O post Os 3 Maiores Desafios de quem quer Transformar Conhecimento em um Negócio Lucrativo apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>
https://arnaldodavid.com.br/os-3-maiores-desafios-de-quem-quer-transformar-conhecimento-em-um-negocio-lucrativo-2/feed/ 1237
5 Bons Motivos para Transformar Conhecimento em um Negócio https://arnaldodavid.com.br/5-bons-motivos-para-transformar-conhecimento-em-um-negocio/ https://arnaldodavid.com.br/5-bons-motivos-para-transformar-conhecimento-em-um-negocio/#comments Fri, 24 Jul 2020 22:51:22 +0000 https://arnaldodavid.com.br/?p=241 Você já pensou em vender o seu conhecimento ou o de outras pessoas? Estamos vivendo um dos melhores momentos da história para isso. Segundo um estudo realizado pelo instituto Global ...

O post 5 Bons Motivos para Transformar Conhecimento em um Negócio apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>
Você já pensou em vender o seu conhecimento ou o de outras pessoas?

Estamos vivendo um dos melhores momentos da história para isso.

Segundo um estudo realizado pelo instituto Global Market Insights , estima-se que somente o mercado de cursos online irá crescer de $190 bilhões em 2019 para $375 bilhões até 2026. Sem contar outros mercados como o de livros (e ebooks), palestras, mentorias, eventos e treinamentos presenciais.

Isso mostra uma demanda cada vez maior de pessoas capazes de orientar e ensinar, gerando uma grande oportunidade para quem quer transformar conhecimento em um negócio.

Trabalhando há mais de 10 anos com especialistas e empresas de treinamento e ajudando a transformar o conhecimento em negócios lucrativos, identifiquei os 5 principais motivadores que levam pessoas a construírem casos de sucesso nessa área:

1) Construir um Negócio e Obter Dinheiro

Pode ser que seu principal motivo seja construir um negócio para fazer algo que ama e obter ganhos para ter uma renda extra ou, efetivamente, ter uma empresa que fature centenas de milhares a milhões de reais vendendo conhecimento.

Existem milhares de especialistas que vivem exclusivamente da venda de seu conhecimento na forma de palestras, livros, cursos online ou presenciais, eventos, mentorias e grupos de negócios.

Lembrando que ganhar dinheiro pode ser um grande motivador, mas ele precisa estar acompanhado por outras razões, ou você corre o risco de desistir ao longo do caminho.

Mairo Vergara é um exemplo de alguém que faz algo que ama e teve muito sucesso.

O Mairo iniciou sua carreira como professor de inglês em escolas tradicionais de idiomas, chegando a ser coordenador pedagógico de uma delas. Rapidamente, percebeu que os métodos tradicionais de ensino de idiomas estavam defasados, e que a remuneração como professor estava muito abaixo do que queria para a sua vida.

Ele decidiu mudar de área e trabalhar como tradutor uma profissão que, além de pagar melhor, permitia que trabalhasse dentro da sua casa.

Depois de 4 anos como tradutor ele percebeu que havia perdido a motivação para trabalhar.  Havia se afastado do que mais gostava de fazer: ensinar.

Foi então que, em 2014, Mairo decidiu voltar a dar aulas de inglês, mas desta vez por meio da criação de um curso próprio, com métodos e técnicas de estudo e aprendizagem que desenvolveu ao longo dos anos.

O sucesso de seu curso foi tão grande que, em poucos anos, Mairo construiu um negócio com faturamento de dezenas de milhões de reais e milhares de alunos treinados em seu método.

https://www.mairovergara.com/

2) Causar Impacto e Transformação

Talvez você queira utilizar o seu conhecimento para ajudar a transformar a vida das pessoas.

Você pode ter passado por uma ocasião difícil em sua vida pessoal ou profissional, conseguiu superar e agora quer ajudar outras pessoas a resolverem a mesma situação.

Você também pode ter desenvolvido uma habilidade muito grande, ou ter alcançado sucesso em uma área de atuação, e quer ajudar pessoas a alcançarem os mesmos resultados.

Qualquer que seja o seu motivo, contribuir para o desenvolvimento de outras pessoas é um dos motivos mais fortes para se dedicar a transformar conhecimento em produtos e serviços.

Todos os produtos e serviços relacionados ao conhecimento, possuem um forte componente educacional e de contribuição para o desenvolvimento humano.

Um dos locais que presto consultoria possui treinamentos e mentorias para donos de empresas, cujo objetivo é ajudá-los a se desenvolverem como empresários, e como consequência fazer os seus negócios crescerem.

Uma das participantes da mentoria, a Virgínia, tinha como ideal criar chocolates que fossem saudáveis. Ela sempre buscou por conhecimentos técnicos e inovações, mas isso não bastava para fazer o seu sonho crescer!

Delegar tarefas era uma de suas dificuldades, a sua equipe não tinha autonomia, assim, várias áreas da empresa apresentavam baixa performance e não geravam resultados.

Depois que ela decidiu participar de uma mentoria, sua gestão melhorou e como consequência, seu faturamento mais que dobrou. A empresa tem crescido mês após mês!

3) Construir Autoridade

Você pode querer ser reconhecido como uma autoridade em seu mercado de atuação.

Ser uma autoridade pode trazer inúmeros benefícios para você e sua empresa como, por exemplo, aumentar a volume de vendas de seu negócio, poder cobrar mais caro pelos seus serviços, ser chamado para entrevistas, ser convidado para participar de eventos ou ter o nome lembrado quando pensarem no tema de sua especialidade.

Isso pode ajudar a trazer mais clientes, parceiros, oportunidades e torná-lo um influenciador em seu segmento.

Publicar um livro, realizar um curso ou um evento são algumas das principais formas de você ser reconhecido como alguém que possui experiência e conhecimento em sua área de atuação.

Rodrigo Cardoso, autor, palestrante e treinador, é um exemplo. Há mais de duas décadas realiza palestras e treinamentos comportamentais, tendo impactado milhares de pessoas nas maiores empresas do país.

Ao final de suas apresentações eram frequentes os contatos de pessoas que queriam aprender a fazer o mesmo que ele estava fazendo, com a mesma técnica e domínio de palco que ele realizava.

Foi então que o Rodrigo decidiu que queria começar a formar treinadores e ser reconhecido como a maior autoridade do país nesse mercado.

Ele criou uma formação, chamada Power Trainer UL e, em um curto espaço de tempo, começou a capacitar centenas de pessoas que queriam se tornar palestrantes e treinadores de alto impacto.

Com o sucesso do treinamento Rodrigo, gradativamente, passou a se tornar conhecido nesse novo segmento até ser eleito o melhor treinador do Brasil.

www.rodrigocardoso.com.br

4) Obter Liberdade

Você pode ter sido seduzido pela possibilidade de desfrutar da liberdade que viver do conhecimento pode trazer.

Liberdade de tempo – poder realizar mentorias, processos de coaching ou treinamentos no momento que você definir. Poder atender grupos com várias pessoas, ao mesmo tempo, e otimizar os seus ganhos por hora trabalhada.

Liberdade de dinheiro – muitos produtos e serviços relacionados ao conhecimento, possuem alto valor percebido. Dependendo do mercado é comum vermos treinamentos vendidos por valores que vão de algumas centenas a milhares de reais, assim como mentorias comercializadas por alguns milhares a dezenas de milhares de reais em uma única venda.

Liberdade geográfica – poder criar, vender e entregar produtos e serviços relacionados ao conhecimento, sem que precise estar fisicamente presente, permitindo a você estar em qualquer lugar do mundo. Com a evolução da tecnologia é perfeitamente possível é só ter acesso à internet.

Liberdade das estruturas formais de trabalho – poder finalmente se tornar o seu próprio chefe e fazer as coisas da forma que quiser.

A Carol Fernandes é um bom exemplo dessa busca de liberdade.

Formada em marketing, ela trabalhou muito tempo em uma multinacional até o momento em que essa carreira perdeu o sentido daí ela partiu para uma viagem, que durou dois anos, ao redor do mundo.

Carol ficou encantada com o valor e o significado que esta experiência pode ter na vida das pessoas e decidiu que disseminaria essa ideia para todos. Para isso, criou o Projeto ViraVolta, que ajuda pessoas que tenham vontade de, assim como ela, fazer uma viagem de longo prazo.

Com palestras, cursos online, workshops e consultorias individuais ela arrumou uma nova forma de trabalhar e trouxe um novo sentido a sua carreira.

https://projetoviravolta.com/

5) Deixar um Legado

“Por favor, pense sobre o seu legado, pois, você o está escrevendo todos os dias”, – Gary Vaynerchuk.

O que irá acontecer se você partir amanhã? Como as pessoas irão se lembrar de você? Elas irão se lembrar de você? Que contribuição você deixou para o mundo ser um lugar melhor para as futuras gerações?

Essas são perguntas assustadoras que a maioria das pessoas evita durante a sua vida inteira até serem confrontadas no leito de morte.

O fato é que quanto mais cedo você conseguir respondê-las mais cedo você tomará decisões que irão permitir ter uma vida com significado, vivendo o seu propósito e construindo um legado para as gerações futuras.

Você pode, por exemplo, escrever um livro, criar um curso ou se tornar um mentor ajudando as pessoas com seu conhecimento e experiência.

Anthony Robbins, uma das maiores autoridades do mundo em desenvolvimento pessoal e alta performance, é um grande exemplo de legado, por mais de 3 décadas dedicou a sua vida para transformar a de outras pessoas.

Tony (como é conhecido), já impactou mais de 50 milhões de pessoas de mais de 100 países, através dos seus livros, cursos online, eventos presenciais, processos de coaching e grupos de mastermind.

Qualquer que seja a sua razão, agora é um excelente momento para começar ou escalar um negócio baseado em transformar conhecimento em produtos e serviços lucrativos.

P.S. Se você tem um negócio na área do conhecimento, e quiser construir um Funil do Conhecimento para impactar mais pessoas e a aumentar o seu faturamento, aqui estão 2 formas que eu posso te ajudar:

  1. Compre o livro Funil do Conhecimento

Eu escrevi um livro chamado Funil do Conhecimento — Como Transformar Conhecimento em um Negócio Lucrativo, onde falo sobre os principais produtos ou serviços do conhecimento, e a melhor forma de estruturá-los para impactar mais pessoas e gerar mais receita para o seu negócio. – Clique aqui

  1. Trabalhe diretamente comigo

Se você quiser a minha ajuda para te orientar na revisão ou na construção de um novo Funil do Conhecimento para o seu negócio, Clique aqui

Referências:

https://www.gminsights.com/industry-analysis/elearning-market-size

O post 5 Bons Motivos para Transformar Conhecimento em um Negócio apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>
https://arnaldodavid.com.br/5-bons-motivos-para-transformar-conhecimento-em-um-negocio/feed/ 1213
Você quer Transformar Conhecimento em um Negócio? Comece pelo Porquê https://arnaldodavid.com.br/voce-quer-transformar-conhecimento-em-um-negocio-comece-pelo-porque/ https://arnaldodavid.com.br/voce-quer-transformar-conhecimento-em-um-negocio-comece-pelo-porque/#comments Fri, 24 Jul 2020 22:46:05 +0000 https://arnaldodavid.com.br/?p=238 Quando se trata de transformar conhecimento em um negócio, o primeiro passo é identificar o motivo pelo qual você quer começar essa jornada. Muitas pessoas me procuram dizendo que querem ...

O post Você quer Transformar Conhecimento em um Negócio? Comece pelo Porquê apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>

Quando se trata de transformar conhecimento em um negócio, o primeiro passo é identificar o motivo pelo qual você quer começar essa jornada.

Muitas pessoas me procuram dizendo que querem escrever um livro, criar um curso, um evento ou lançar um produto. A primeira pergunta que faço é:

— Por que você quer fazer isso?

Na maioria das vezes recebo respostas como: “Está todo mundo fazendo”, “Vi que é uma oportunidade de ganhar dinheiro”, “Parece um projeto interessante”.

Apesar de parecer fazer sentido para as pessoas, esses motivos não são bons o suficiente.

Empreender na área do conhecimento é uma jornada com muitos desafios:

* Você pode criar produtos que as pessoas não vão comprar.

* Você pode criar produtos que as pessoas não vão gostar.

* Você pode ser criticado.

* Algumas pessoas poderão pedir o dinheiro de volta.

* Você terá que aprender como empacotar o seu conhecimento, vender e entregá-lo para o seu público.

* Você terá que sair da sua zona de conforto, muitas vezes, fazendo coisas que não sabe ou não gosta.

* Você vai contratar prestadores de serviços e colaboradores que não irão entregar o que você espera.

Se você não tiver um motivo forte para continuar, irá se frustrar com tudo isso, e poderá desistir ao longo do caminho.

Qual é o seu propósito?

“Em vez de perguntar, ‘O QUE deveríamos fazer para competir?’ as perguntas devem ser, ‘POR QUE começamos a fazer O QUE estamos fazendo e O QUE podemos fazer para reviver nossa causa […]?’ 

Pouquíssimas pessoas, ou companhias, conseguem articular com clareza POR QUE fazem O QUE fazem. Quando falo do PORQUÊ, não estou me referindo a ganhar dinheiro — isso é uma consequência. Com o PORQUÊ, refiro-me à qual é o seu propósito, a sua causa ou a sua crença. POR QUE sua companhia existe? POR QUE você sai da cama toda manhã? E POR QUE alguém deveria se importar?”

Simon Sinek, Comece pelo porquê: como grandes líderes

inspiram pessoas e equipes agir

Simon Sinek é um autor, palestrante, consultor e um dos maiores especialistas em liderança e gestão de empresas do mundo.

Ele criou um modelo chamado Golden Circle, para explicar por que algumas pessoas e empresas são capazes de inspirar, se diferenciar, obter sucesso e outras não.

Description: https://lh3.googleusercontent.com/ouG98n5vOAkbTFGEAw-nUXkcvFeR0cYjXQNv3SEc9vowcn4gyulD-J452_UBLI1Nwlt12L99PSWxKbGQ9dUcfDWdfeCRC-vppDRUaVFEoetfCpLt5ShuON75t9VaTgQWJp0hQ3Ya

O Golden Circle possui 3 partes: o que, como e por que.

O que

De acordo com Sinek, a maioria das pessoas se comunicam começando pelo “o que” fazem. Elas falam quais os produtos ou serviços oferecem.

No caso da área de educação é o equivalente a falar que a pessoa escreveu um livro, dá treinamentos ou palestras em uma área específica.

Como

O “como” é a esfera que representa as suas características e o que diferencia os seus produtos e serviços de seus concorrentes.

Aqui é comum as pessoas dizerem: “Eu tenho mais de 5 anos de experiência nesse mercado” ou “O meu treinamento tem 40 horas de duração”.

Por que

O “por que” é a esfera que representa o seu propósito, a razão de existir da sua empresa ou do negócio que você está pensando em criar. A questão é que poucas pessoas e empresas sabem “por que” elas fazem o que fazem. 

É muito comum quando alguém começa a explicar sobre o seu negócio, falar “o que ele faz” e “como ele faz”, e raramente fala o “por que”.

Simon defende que tanto para empresas quanto para pessoas alcançarem o sucesso, a coisa mais importante não é “o que” ou “como”, e sim “por que” elas fazem o que fazem. As pessoas não compram “o que” você faz, e sim o “por que” você faz.

Na área do conhecimento, existem vários exemplos de pessoas e empresas que conseguiram identificar a razão de existir de seu trabalho, um deles é o do Chris Guillebeau, criador de um movimento chamado a Arte da Não Conformidade, cujo propósito é:

Mudar o mundo por meio do alcance de metas pessoais e ajudar outras pessoas ao mesmo tempo.

Ele acredita que as pessoas não devem viver da forma como as outras esperam. Acredita que você pode fazer boas coisas para si mesmo e ajudar os outros ao mesmo tempo, e que se você não tomar decisões sobre o que quer da vida, alguém irá acabar fazendo isso no seu lugar.

A partir desse forte propósito, Chris criou livros, palestras, cursos e um evento chamado World Domination Summit, que anualmente reúne milhares de pessoas que acreditam na mesma coisa.

Em sua última edição, os ingressos para esse evento se esgotaram em apenas 4 horas.

Outro exemplo é o da Marcela, uma mentorada minha, que é coach e treinadora. Seu propósito é ajudar mães a terem uma vida mais leve, fortalecendo suas relações com seu cônjuge e filhos e, ao mesmo tempo, cuidar da sua saúde, autoestima e trabalho. 

Ela cresceu em um lar onde sua mãe não conseguiu dar atenção, carinho e educação, a ela e aos seus irmãos, tendo crescido se sentindo literalmente invisível como filha.

Ao se tornar mãe, decidiu que não queria que os seus filhos passassem pelo que passou. Resolveu que seria uma mãe diferente. 

Escolheu estar presente, dar carinho, atenção, participar da educação dos filhos, e construir uma relação transparente, de respeito e confiança, onde eles se sentissem seguros em compartilhar os seus problemas. 

Tudo isso equilibrando a sua relação como esposa e mãe e, ao mesmo tempo, cuidando da sua saúde, autoestima e trabalho.

Porém, Marcela percebeu que a maioria das suas amigas que eram mães, tinham muita dificuldade em conseguir esse equilíbrio, e passou a ajudá-las, compartilhando as práticas que desenvolveu e que davam certo para ela.

Em pouco tempo, começou a receber uma série de depoimentos dessas mulheres e de seus familiares, contando como haviam se tornado pessoas melhores ao aplicarem as suas técnicas. 

Foi assim que a Marcela percebeu que ajudar outras mães a terem equilíbrio e serem pessoas melhores era algo que ela amava fazer… que era o seu propósito. 

Por outro lado, são incontáveis os casos de pessoas que, sem ter um forte propósito, decidem transformar conhecimento em um negócio, e acabam desistindo ao longo do caminho.

Conheço uma dentista que foi atraída por uma estratégia de marketing digital que prometia a possibilidade de ganhar muito dinheiro de uma forma simples, vendendo cursos online.

Ela decidiu que seria uma oportunidade de ganhar uma renda-extra, criar um curso para ensinar dentistas que se iniciavam na carreira a obter o mesmo sucesso profissional que ela teve.

Comprou treinamentos, contratou fornecedores, gravou um curso com várias horas de duração. Está há 4 anos tentando vender esse curso. Ela já parou e retomou o negócio algumas vezes, e ele simplesmente não decola.

Talvez você conheça pessoas assim também.

Ter um forte “por que” é fundamental para as pessoas se identificarem com você, com a sua causa e se tornarem clientes leais da sua empresa, além de permitir ter forças para superar as adversidades que irá enfrentar durante do caminho.

Você, já sabe o seu “por que”?

Já definiu o seu propósito?

Qual é a sua causa?

No que você acredita?

Por que você quer transformar o seu conhecimento em um negócio?

Por que alguém deveria se importar?

P.S. Se você tem um negócio na área do conhecimento, e quiser construir um Funil do Conhecimento para impactar mais pessoas e a aumentar o seu faturamento, aqui estão 2 formas que eu posso te ajudar:

  1. Compre o livro Funil do Conhecimento

Eu escrevi um livro chamado Funil do Conhecimento — Como Transformar Conhecimento em um Negócio Lucrativo, onde falo sobre os principais produtos ou serviços do conhecimento, e a melhor forma de estruturá-los para impactar mais pessoas e gerar mais receita para o seu negócio. – Clique aqui

  1. Trabalhe diretamente comigo

Se você quiser a minha ajuda para te orientar na revisão ou na construção de um novo Funil do Conhecimento para o seu negócio, Clique aqui

O post Você quer Transformar Conhecimento em um Negócio? Comece pelo Porquê apareceu primeiro em Arnaldo David.

]]>
https://arnaldodavid.com.br/voce-quer-transformar-conhecimento-em-um-negocio-comece-pelo-porque/feed/ 68